Setembro Amarelo - Tendencias suicidas...

08:00

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Eu pensei muito antes de fazer esta postagem, mas acho que finalmente conseguirei botar pra fora algumas coisas das quais eu carrego aqui dentro...

Prevenção ao suicídio

Sou uma pessoa que vive em constantes crises de ansiedade, e felizmente até o momento, nenhuma foi tão grave a ponto de tentar me matar. Aliás, acho que pensar em se matar ocorre sempre e com quase todas pessoas. Mas existe uma pequena diferença entre pensar e agir. Achei que eu nunca passaria tão próximo de uma situação tão delicada, mas hoje eu entendo melhor alguns motivos para que as pessoas cheguem as vias de fato.

Talvez este post seja um desabafo que guardei comigo mesma durante muitos anos. Poucas pessoas sabem do peso que senti com a partida de alguém que já foi muito próximo...

Tendencias suicidas

Já tive alguém em minha vida no qual eu já me importei bastante. Uma pessoa um tanto quanto sem malícias, que achava que todo mundo que se aproximava era porque queria bem, e que nunca seria por interesses ou qualquer outro motivo ruim. Uma pessoa no qual sua "inocência" já me fez passar raiva, talvez por eu observar demais e sempre desconfiar das pessoas. Quando conheci esta pessoa, logo de cara já fiquei sabendo de suas antigas tendencias suicidas. Esta pessoa sentia demais, e seus sentimentos eram profundos o suficiente pra fazer de sí a pessoa mais feliz do mundo e em contra partida a pessoa mais infeliz do mundo.

Esta pessoa não teve uma experiência muito agradável em sua vida. Haviam graves e sérios problemas familiares, onde a família por muitas vezes é a base de tudo. E por mais que esta pessoa tenha durante sua vida tentado fugir de todos problemas possíveis, com sua inocência sempre acabava caindo em mãos erradas, e então toda depressão e tristeza vinha a tona novamente. Esta pessoa era um tanto quanto impulsiva, agia muito pelos instintos e sentimentos do que pela razão e pela análise do futuro. Era uma pessoa que se entregava demais, e pode ter certeza de que todos seus sentimentos eram os mais puros e verdadeiros.

Suicídio
Desabafe, abra seu coração para alguém próximo, procure ajuda!

Na época eu também não estava em um momento bom de sanidade mental. Tive que me afastar e por este afastamento, acabei ficando distante de seus últimos momentos. Por depositar demais seus sentimentos em outras pessoas, o seu amor próprio foi se esvaindo a cada overdose e gotas de sangue derramadas pela casa. Quando percebi o quão séria era a situação, me preocupei, mas era tarde demais e eu apenas torcia para que o universo me desse mais uma chance de poder estar perto e dizer que todos problemas seriam resolvidos e que eu agora novamente estaria ali. Mas a vida não é um conto de fadas, e o final não foi feliz. 

Por anos me culpei pelo acontecido, achava que estar presente seria o suficiente para que as várias tentativas de suicídio não tivessem acontecido. Mas meu amor em estudos a psicologia me abriram os olhos e depois de anos eu descobri que de nada adiantaria eu estar perto naquele momento, onde tudo que era mais grave já havia acontecido e eu não teria como mudar o passado. Mas se eu pudesse talvez voltar no tempo, eu acredito que mesmo se o final fosse igual, eu tentaria me manter presente e confortar suas dores emocionais.

Não cometa suicídio
Acredite, sempre haverá um amanhã melhor, uma nova chance para fazer tudo diferente!
A depressão não é uma frescura. Ninguém escolhe se sentir assim do dia para a noite. É tudo mais complexo do que pode imaginar, e algumas vezes não existe um fator desencadeante. O desequilíbrio hormonal pode causar várias consequências no nosso organismo, e acredite, você não consegue controlar um AVC, ele simplesmente acontece, assim como uma depressão, crises de ansiedades e síndromes do pânico. Por isso é necessário saber se vigiar, e reconhecer o seu problema, se abrir para os outros e procurar ajuda. Muitas vezes um ombro amigo e acolhedor pode te ajudar a superar problemas, mas em níveis mais graves, apenas uma medicação dada por um profissional e tomada de maneira correta é capaz de aliviar a dor e os pensamentos ruins causados pelo desequilíbrio.

Ofereça ajuda a quem precisa
Nunca desista de lutar, por mais difícil a situação pareça!
Hoje eu sinto um pesar que me acompanha durante alguns anos desde que você se foi... Eu realmente tinha esperança que você desse a volta por cima e que conseguisse superar isso tudo. Todos seus sonhos foram em vão, sonhos dos quais você compartilhou comigo durante muito tempo, onde eu sorria e torcia por você. Por muitas vezes achava que você falava loucuras, mas no fundo eu sabia que isto era você em toda sua complexidade verdadeira. Sei que sentiu minha falta, e que não estive presente nos seus piores momentos. A vida não lhe deu outra oportunidade, e eu sinto muito por isso. Todas suas dores físicas e emocionais foram levadas e agora você descansa em paz... 

...em memória de K.L.

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

2 comentários

  1. Flavi, primeiro lamento muito pela sua perda. Eu nunca perdi alguém para essa doença terrível, mas quase me perdi. Sofri muito com depressão e ainda hoje me vigio constantemente. Temos que observar mais o que acontece ao nosso redor para que a gente não perca mais pessoas para elas mesmas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi minha linda! Muito obrigada por suas palavras de conforto. Sempre é muito ruim relembrar o que aconteceu. Espero que vc fique bem e sempre que achar necessário não deixe de buscar ajuda.

      Excluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!