Desafio: 30 dias de autoestima! - Dia 27: Saber ouvir

07:33

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão, tudo bem com vocês? Hoje venho falar de mais uma característica da minha personalidade, saber ouvir.

saber ouvir


Sabemos que ouvir e escutar são coisas diferentes, escutamos durante o dia milhares de palavras mas saber ouvir é prestar atenção nos detalhes e entender aquilo que estamos escutando, não simplesmente captar sons aleatórios.

Saber ouvir é essencial. É saber colocar-se no lugar do outro e tentar entender seus motivos, é perceber detalhes para ajudar e não julgar caso seja necessário. Muitas pessoas tem dificuldade de ouvir o que o outro tem a dizer, e apenas escuta aquelas palavras como que fossem jogadas da boca pra fora, sem tentar compreender o que a pessoa está tentando transmitir. Isto talvez seja um dos maiores erros da comunicação.

Saber escutar nem sempre é fácil, mas é necessário.  Exige um conhecimento maior de si mesmo e um esforço a princípio para que você futuramente consiga agir desta forma de uma maneira natural. É necessário que consiga manter uma atitude silenciosa e acolhedora. Aprender a escutar é um dom que deveria ser nato a qualquer pessoa, mas podemos com o tempo nos adaptarmos a isto. 

Não saber ouvir é deixar de dar importância a uma pessoa que merece e que está "perdendo seu tempo" com você. Deixe que a outra pessoa se sinta agradecida, esperançosa e compreendida. Isto também gera confiança! Não consegui isso da noite pro dia, mas se eu consegui me tornar assim, sei que você também consegue!

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

0 comentários

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!