Profissão: TI

10:54

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem com vocês? Comigo tá tudo bem! Hoje quero mostrar pra vocês um pouquinho da profissão que exerço no meu dia a dia, quando estou ausente das tarefas do blog. Vem comigo! 


Como iniciei na área de informática


A informática sempre foi uma grande paixão para mim. Faço cursos de informática desde meados dos anos 2000. O meu primeiro curso de informática foi num Windows 98! Alguns anos depois fiz um curso de informática na extinta Microlins, curso que abriu as portas para que eu pudesse trabalhar. Aos meus 18 anos, comecei a fazer bicos ajudando e ensinando professores a fazerem seus trabalhos para as escolas. Como estava próxima a eles, não ajudava apenas em conteúdo relacionados a informática, mas já ajudei em lançamentos de nota em cadernetas, ajudava corrigir trabalhos, provas, fazer portifólios, apresentações de fotos...  Confesso que onde eu moro não da pra se ganhar um bom dinheiro com isso, com os bicos que eu fazia, não conseguia tirar nem meio salário mínimo na época. Eram tempos difíceis.

Foi quando surgiu uma vaga para professor na Microlins da minha cidade, e me indicaram a deixar um currículo e tentar alguma coisa. Como eu já fui aluna e já tinha experiência com aulas, mesmo que fossem particulares, me chamaram pra fazer uma prova e eu consegui passar, assim este foi sendo meu primeiro emprego de verdade. Foi uma época muito boa, conheci muita gente, pude me aperfeiçoar como profissional do ramo, tive muitas reuniões, estudei muito, montei muitas aulas, tive alunos inesquecíveis...  Confesso que não consigo me recordar de todos nomes, como viram, foram centenas, e eu ainda sou ruim de memória né? Acabava muitas vezes também confundido os nomes. Mas nenhum me levava a mal por isso...

Técnico em Informática

Com o tempo senti a necessidade de realmente me profissionalizar e buscar um "certificado" que mostrasse a "propriedade" do meu conhecimento. Pois até então eu tinha conhecimento, experiência, mas nenhum "título" formal. E vocês sabem que muita gente ainda presa por um certificado, não é verdade? Foi assim que corri atrás e iniciei um excelente curso de Técnico em Informática. Foi difícil? Teve momentos que sim, mas eu era muito empenhada, tinha algumas aulas até em domingos de manhã, aqueles domingos que a gente fica cheia de preguiça querendo ficar na cama... e eu ficava na cama? Não! Eu ia assistir as aulas porque aquilo era muito importante para mim e para meu futuro. Tive aulas de montagem e manutenção, programação, fundamentos e design para internet, análise de sistemas, banco de dados, lógica, arquitetura de redes, empreendedorismo, ética... Sem falar nos mini-cursos de Dreamweaver, Joomla e desenvolvimento de jogos. UFA!

2 anos se passaram deste então, muitos alunos se perderam durante o tempo. Entre os alunos que conseguiram concluir o curso, fui escolhida para fazer o juramento no dia da formatura, confesso que morri de medo, mas no fundo aquilo me dava um baita orgulho. Era talvez a primeira vez que eu me orgulhava de mim, a primeira vez que consegui alcançar algo "maior" por puro mérito. 

Graças ao diploma de Técnico em Informática pude entrar como estagiaria na prefeitura da minha cidade. Ganhava 400 reais por mês, era bem difícil financeiramente falando, mas aquilo me abriu muitas portas novas de conhecimento, conheci pessoas incríveis que me ajudaram muito e que eu jamais esquecerei na minha vida. 

Tecnologia da Informação

Um tempo depois resolvi iniciar a faculdade de Tecnologia da Informação, e apesar de odiar a metodologia usada pela atual faculdade que estou cursando, o curso em sí me deu um conhecimento abrangente sobre muitas coisas que eu não imaginava. É um curso muito teórico e eu prefiro mais o lado prático da coisa. Não sei dizer se todos cursos de Tecnologia da Informação são assim, mas de uma forma ou outra eu consegui entender melhor como as coisas funcionam no meio de toda essa tecnologia. Entre todas matérias pude rever bastante conteúdo do curso técnico em informática mas também aprendi a fazer vários projetos, modelagens, gerenciamentos e muito mais. 

Hoje sou funcionária pública no cargo de Tecnologia e Suporte e todo este conhecimento adquirido tanto no curso de Técnico em Informática, quanto na faculdade de Tecnologia da Informação mais a experiência de diversos recursos usados no dia a dia abrangeu grandiosamente meu conhecimento em relação a informática e a tecnologia. Hoje sou um tipo de pessoa "faz de tudo". Dou suporte com acesso remoto, tiro dúvidas, ajudo na execução de trabalhos de diversos setores, troco peças, participo de licitação de equipamentos de informática, faço análise técnica de produtos, troca de toner, recarga de cartucho, configuração e cabeamento de rede, subo em cadeiras, sento pro chão, me sujo, me descabelo...

Paralelamente ainda faço um curso de Análise de mídias Sociais, onde agrego todo conhecimento ao blog, pois quero fazer deste cantinho que amo tanto, também um trabalho.

Nas horas vagas dou aulas particulares de informática de modo autônomo, formato computadores, instalo programas...  Trabalhar como profissional de TI é um trabalho extremamente cansativo, mais psicológico do que físico, acaba dando um desgaste mental quase sempre. Mas no fim das contas, amo o que faço. ♥

Resumidamente, esta é minha vida fora do blog. Uma correria, estresse... uma loucura que eu amo! E ainda sim, não desisto de fazer o que eu amo que é blogar. Estou sempre estudando, lendo artigos e tentando a cada dia que passa ser uma pessoa melhor, não só de maneira profissional com meu trabalho em TI, mas também como blogueira.

Qualquer dúvida, sugestão, me deixa um recadinho! Adoro manter contato com vocês! Beijo da Guerreira, fui! ♥


Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários

  1. Oi Flavi
    Eu também fiz curso na Microlins e fiz Técnico em Informática na ETEC. Acontece que eu não exercitei o que aprendi e hoje em dia lembro muito pouco. Até já pensei em fazer o curso novamente por conta do blog, mas ai tem cursos mais especializados pra isso.
    Já pensei em cursar T.I., mas hoje não é uma opção pra mim.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. TI de um modo geral é uma área muito complexa! Eu sempre amei computadores, e resolvi que isso seria algo prazeroso para trabalhar. Hoje estas são minhas profissões, cansativas e não muito bem remunerada. Mas no fundo no fundo, eu amo o que eu faço! :D
      Sobre o blog, como vc mesma falou, a gente vai lendo uma coisa aqui, outra ali e vai se aprofundando aos poucos. ^^

      Excluir
  2. Muito bom! Realmente faz jus​ a nome do blog, você realmente é uma guerreira.
    Eu fiz um curso básico de informática e iniciei um técnico de TI, porém sem conclui... pois já havia aberto um box de venda de informática no centro de Niterói.
    Também gosto muito de tecnologia e tento ficar o mais atualizado possível sobre as novidades novidades.
    Foi legal saber um pouco mais sobre você, desejo tudo de melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal, essa área de TI é fascinantemente complexa! XD
      Obrigada pelo apoio!

      Excluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!