Dicas para blogueiras iniciantes - Quais os tipos de monetização de um blog?

07:00

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem!! Preparados para mais um post com dicas para blogueiros e blogueiras iniciantes? Hoje o nosso bate-papo vai ser sobre monetização do blog!

Não se esqueçam que todo conteúdo abordado nesta "mini-série" foi estudado e revisado com muito cuidado para que eu não repassasse nenhuma informação errada a vocês. Essas dicas são um compilado de experiências e estudos que tive em mais de 10 anos na blogosfera, com conhecimentos adquiridos na faculdade de TI e demais estudos paralelos.

Monetização do blog

Depois das dicas para criação de nome, nicho, design, redes sociais, divulgação, agora está na hora de aderir a monetização do blog. Existem dois tipos de monetização, a monetização passiva e a monetização ativa.

Monetização passiva


Este é o tipo de monetização mais fácil de ser feito pois não requer muitos esforços. Este é aquele famoso bannerzinho que você deixa no seu blog sobre uma empresa parceira, banners que você recebe por visualização de página ou por cliques e até mesmo com o uso do Adsense. O problema desse tipo de monetização é que o blogueiro não é tão bem recompensado financeiramente referente a este uso.Você pode usar este tipo de monetização no cabeçalho do blog, na sidebar, abaixo das postagens ou onde mais preferir. Mas lembre-se que o menos é mais. De nada adianta entupir seu blog de banner achando que vai ganhar muito dinheiro e esquecer que os leitores vão odiar navegar no seu blog ao deparar com um monte de propagandas que provavelmente ele não se interessa. Lembre-se que a intenção principal é cativar o leitor a ficar mais tempo no seu cantinho, não fazer com que ele saia correndo. Dentre todos mencionados o mais simples e fácil de ser usado é o próprio Adsense, você apenas se cadastra, coloca o banner no blog em algum lugar estratégico e espera que o dinheiro seja acumulado. É pouco, demora, mas você não tem esforço nenhum para conseguir isso.


Monetização ativa


Este tipo de monetização requer mais trabalho do blogueiro. A monetização ativa é referente a postagem pagas pelas empresas. Nela, o blogueiro deve "se virar" para fazer uma boa postagem, bater uma foto interessante, chamativa, gravar um vídeo ou qualquer outro meio que seja. Neste tipo de monetização a empresa paga pela sua postagem ou pelo seu vídeo. Outro tipo de monetização é você ter uma loja virtual com produtos que você queira vender, podendo ser itens de diversas marcas ou sua própria marca dependendo de quão grande seu blog é. Se você faz trabalhos ligados a arte, trabalhos manuais como pingentes, colares, esculturas, roupas, também pode divulgar no blog e fazer uma monetização ativa. Você também pode vender cursos em vídeo caso tenha algum conhecimento e certificados para passar aquele tipo de conteúdo. Outra maneira de usar a monetização ativa é a venda de templates para blogs, designs para redes sociais entre outros meios virtuais.  Caso você seja blogueira que não tenha público dedicado a venda de produtos, basta seguir outras alternativas
Outra maneira de monetização ativa é com programas afiliados, você se cadastra num programa de afiliado, usa o banner do afiliado no seu blog, e pode ganhar por cliques, compras ou visualizações (dessa forma você também pode usar um afiliado como monetização passiva) porém a maior parte financeira vinda de afiliados é quando você faz um post sobre um produto, linka este afiliado e alguém compra aquele produto, dessa forma você ganha por comissão de vendas.

Cabe ao blogueiro decidir qual o melhor meio a ser usado para começar a ganhar dinheiro na internet. Por hora, uso o Adsense e também tenho um link afiliado/parceiro da editora Pendragon, onde todos que comprarem algum livro pelo meu link, eu ganho uma comissão em cima do valor daquele livro.


Atenção apesar de ter escolhido este BEDA para ajudar vocês e eu mesma escolher a temática, a ideia do BEDA vem do lindo grupo do facebook, o Interative-se! Participe você também!

A imagem pode conter: comida

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

18 comentários

  1. gostei demais de suas dicas, eu sou nova e não tenho muita noção de monetizar meu blog. Amei
    levandoaseriio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário querida, fico feliz que tenha entendido um pouco mais! :D

      Excluir
  2. Eu não tenho conta no banco ainda então não me interesso em monetizar o blog. Na verdade eu nem sei se quero isso pq tenho medo de ficar pilhada demais com "ganhar dinheiro" e parar de ver o meu blog como uma fonte de prazer :/

    Beijos,
    literarizandomomentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendi, mas olha, se for pensar em ganhar dinheiro assim... ah.... não é fácil, não é nada fácil, demora anos... e eu vejo isso como um complemento do tempo que a gente acaba gastando com o blog. Eu particularmente faço isso por que amo, o dinheiro é um "presente" a mais vamos assim dizer ahahaha.

      Excluir
  3. Adorei seu post, já ta me ajudando e abriu mas ainda meu conhecimento, só falta criar uma conta no banco para monetizar. Eu tou na 3 tentativa para criar conta, mas eu não desisto. Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma hora ou outra vai precisar, sendo pro blog ou não, então não desista mesmo!!!

      Excluir
  4. Ai Flavi, te falar, to levando um 'olé' do Adsense - momento: esperando a amiga terminar as provas pra roubá-la no fds pra pedir ajuda XD - mas ta ficando complicado isso e, o ativo vai da pessoa já ter um certo nível de parceria ne? bjus Flavi ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou te ajudar amiga, deixa essa semana passar, as vezes rola de ir ai no feriado!

      Excluir
  5. Muito legal da sua parte, esse post pra ajudar aos blogueiros que desejam ganhar um extra com seus blogs.
    Vim lá do "Interativesse" mas estou participando como leitora. Estou no meu momento leitora mesmo, e de blogs, novidades...tenho até postado alguma coisa no meu blog mas meu interesse atualmente é conhecer mais do que ser conhecida.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhhh que atitude bacana a sua, espero que tenha encontrado bastante blog legal por lá! :D

      Excluir
  6. Esses dias fui aprovada no AdSense e vi que é exatamente isso que tu descreveu: não ganha quase nada, mas também não é necessário fazer nada! UAHUAHUAHUA
    Inclusive, essa série tá muito boa! Aprendi muita coisa de SEO no seu blog, antes dos seus tutoriais ele nem aparecia em pesquisas! Só tenho a agradecer pelo excelente trabalho! Beijão!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah que linda!!!! Fico tão contente em saber que to podendo ajudar!!! Muito sucesso pro seu blog viu? :D

      Excluir
  7. Estou curtindo muito sua série de postagens. Esta foi muito útil e bem explicativa!

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas, eu procuro fazer sempre que posso nas minhas hás postagens algum tipo de link com parceiros afiliados

    ResponderExcluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!