domingo, 16 de abril de 2017

Como entender as informações do Google Analytics?

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem!! Preparados para mais um post com dicas para blogueiros e blogueiras iniciantes? Hoje o nosso bate-papo vai ser sobre Google Analytics!

Não se esqueçam que todo conteúdo abordado nesta "mini-série" foi estudado e revisado com muito cuidado para que eu não repassasse nenhuma informação errada a vocês. Essas dicas são um compilado de experiências e estudos que tive em mais de 10 anos na blogosfera, com conhecimentos adquiridos na faculdade de TI e demais estudos paralelos.

Dados demográficos do Google Analytics

Espero que estejam conseguindo tirar suas dúvidas em relação a diversas áreas da blogosfera! No post anterior, entendemos um pouco mais sobre o painel principal do Google Analytics e hoje eu vou ajudar a vocês a analisarem sobre as informações demográficas e outros valores que podem ser acrescentados como fatores no Midia Kit.

Inicialmente abriremos novamente o Google Analytics, e iremos nos seguintes painéis: Público ►Informações Demográficas ► Visão Geral

Dados demográficos do Analytics
Clique na imagem para ver em tamanho maior!

Google Analytics Geográfico


Como pudemos observar, a Métrica Principal é baseada por sessões. Se você não se lembra o que é uma sessão, clique aqui nesse outro post para entender melhor sobre o que se trata! ^^
Caso não queira que os dados sejam por sessão, você pode clicar na setinha e escolher outros parâmetros.

Como puderam observar, o gráfico já é bem autoexplicativo, mostrando a porcentagem de idades referentes a um certo intervalo, e também a porcentagem de pessoas do sexo masculino ou feminino que visitam o blog.

Nunca se esqueça de antes de verificar estes dados, observar a data que está indicada lá em cima, normalmente ele aparece os dados referentes a uma semana. Porém para colocar os dados em um Midia Kit é necessário averiguar o valor mensal. Costumo sempre olhar dados referentes ao mês anterior. Se estamos hoje em 16 de abril, e eu quero montar hoje um Midia Kit, devo pegar os dados do mês inteiro referente ao mês de Março. Assim os valores já estão finalizados e mais fáceis de serem analisados.

Caso queira ter mais informações sobre idade e sexo, basta clicar nos menus abaixo de onde está marcado na lateral direita em vermelho.

Vamos agora aprender como analisar os dados geográficos do seu blog. Nesta parte saberemos a linguagem e as regiões que mais acessam o seu blog. Vamos então acessar o Google Analytics ► Público ► Geográfico

Entendendo o Google Analytics
Clique na imagem para ampliar!
Em Idioma podemos ver as principais linguagens referentes ao usuários que acessam o seu blog. Não esquecendo nunca que, sempre é necessário observar lá em cima a data pois ele não pega os dados gerais do blog, apenas mostra uma média da semana calculada. Para saber sobre o total do blog, altere o calendário para o primeiro dia em que você configurou o Google Analytics (poderá observar que o calendário ficará de outra cor em dias que você ainda não tinha configurado) até o dia atual.

Outra parte interessante neste quesito é clicar no menu Local. Você terá um painel parecido com este:

Google Analytics Local
Clique na imagem para ampliar!
Podemos observar que ele vai mostrar em azul os países onde já acessaram seu blog referente a data mencionada lá em cima. Quanto mais escuro o tom de azul, mais acessos você teve daquele país (vide legenda).
Podemos também clicar no país desejado para obter maiores informações, neste caso, clicarei no Brasil:

Google Analytics mapa geográfico
Clique na imagem para ampliar!

No caso do meu blog, como estamos usando de exemplo, podemos observar que a maioria dos acessos por sessão que tive durante a semana mencionada logo acima foi do estado de São Paulo, pois a cor dele está mais escura que os demais estados. Ao passar o mouse em cima dos estados, sem clicar, também é mostrado o total de acessos durante aquele período. Caso não queira, basta rolar um pouco para baixo e terá acesso a esta tabela com todos os dados:

Google Analytics Tabela
Clique para ampliar a imagem!
Desta maneira você sabe quais foram os estados que mais acessaram seu blog e com os respectivos valores caso deseje mencionar futuramente no seu Mídia Kit!


Google Analytics Tabela de Aquisição


Depois dessas postagens sobre o Google Analytics vocês estão conseguindo entender melhor o painel? Depois que se familiarizar com ele vai ver que não é tão complicado quanto parece! Hoje vamos ver maiores detalhes sobre o campo de Aquisição!

Social, Organic Search, Direct e Referral.
Clique na imagem para ampliar!
Podemos observar que existem 4 tipos de canais que podem ser analisados, Social, Organic Search, Direct e Referral.

O que é Social no Google Analytics?

Vamos analisar o primeiro item: Social
Em quais redes sociais você costuma divulgar seu blog? Nesta opção veremos de onde vem o seu público. Ao clicar em Social iremos ter acesso ao seguinte painel:


Podemos observar que no meu caso, grande maioria dos acessos do meu blog vem de links que deixo no Facebook. Em consequentemente vemos que meu público vem do Instagram, Blogger, Google+ e Pinterest.

O que é Organic Search no Google Analytics?

Vamos ao segundo tópico, Organic Search.
Organic Seach, nada mais é do que busca orgânica, são termos que as pessoas jogam no google e acabam caindo no seu blog.



Not provided são alguns temos que o Google não mostra pra gente. Infelizmente este "not provided" são termos que não são mais fornecidos pelo google, então pelo exemplo temos ali um compilado de 130 termos que são desconhecidos a nós blogueiros.
Em segundo lugar temos o termo "como passar de nivel rapido no township" e em terceiro "red sonja guerreira fanart".
Não se esqueçam que este dados são referentes a data da semana que está mencionada lá em cima! Não se esqueça sempre de modificar a data para ter dados maiores ou mais precisos.

O que é Direct no Google Analytics?


Vamos agora para o terceiro item da lista: Direct
Em Direct vemos as principais páginas acessadas de nosso blog.
Podemos observar que em primeiro lugar temos uma barra /. Esta barra é indicada como página principal do seu blog. Ou seja, a página que aparece quando digitamos o endereço do seu blog sem nenhum complemento posterior.
/m?=1 seria a página principal em versão mobile (celular).
E depois temos outros endereços que as pessoas mais buscaram durante aquela semana.


O que é Referral no Google Analytics?

Vamos agora ao quarto e último item da lista: Referral.
Referral, nada mais é do que sites que estão mencionando ou mencionaram sobre seu blog, e algum visitante acabou clicando naquele link e indo parar no seu blog durante aquele período.
Temos então na lista alguns exemplos de sites que contém algum link meu, onde as pessoas podem me encontrar através deles:



Espero que tenham gostado desse compilado de dicas que estou fazendo sobre o Google Analytics, caso tenha uma duvida ou sugestão, não deixe de deixar um recadinho pra mim logo abaixo!
Todo este conteúdo do mês foi trabalhoso de ser feito, então peço caso queiram me ajudar, que sigam e se inscrevam nas minhas redes sociais que você pode encontrar logo ali ao lado direito na sidebar!


A Guerreira aqui agradece! ♥

2 comentários

  1. Essas dicas sobre o Analytics são ótimas. Eu montei meu Midia Kit semana passada e sofri pra entender tudo. Agora acho que vou ter que editar ele hehe.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!

© Memórias de uma Guerreira.