quinta-feira, 6 de abril de 2017

Qual a melhor frequência e organização de postagens no blog?

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem!! Preparados para mais um post com dicas para blogueiros e blogueiras iniciantes? O tema de hoje é sobre frequência de postagens no blog. 

Não se esqueçam que todo conteúdo abordado nesta "mini-série" foi estudado e revisado com muito cuidado para que eu não repassasse nenhuma informação errada a vocês. Essas dicas são um compilado de experiências e estudos que tive em mais de 10 anos na blogosfera, com conhecimentos adquiridos na faculdade de TI e demais estudos paralelos. Não faça plágio deste conteúdo, toda essa "mini-série" feita por mim possui direitos autorais reservados.

Dicas para blogueiras iniciantes

Frequência de postagens:

Depois de todas essas dicas que você aprendeu por aqui, é necessário definir a sua frequência de postagens no blog. E é de extrema importância que seu leitor saiba os dias e horas que terão novas postagens no blog para que eles possam acompanhar suas postagens. Fidelize seu público cumprindo com as datas e horas determinadas. Mas lembre-se, não prometa o que não possa cumprir. 

Se você aborda um assunto que tenha conteúdo bem feito e atrativo durante todos dias, poste todos dias. Se o tema que você aborda poderá ter 3 postagens por dia, poste 3 vezes ao dia. Se seu conteúdo necessita de mais tempo para ficar pronto pois requer muita pesquisa e revisão, poste semanalmente. Essa definição de frequência quem faz é você, da melhor maneira que preferir.

Leve em consideração o seu tempo disponível para fazer um post bem feito, com qualidade de escrita e imagem. Reflita que você precisará de tempo para digitar o post, pesquisar, revisar, criar imagens, fazer um resumo ou algo específico para divulgar em cada rede social criada.
De nada adianta fazer um post correndo, mal feito, com erros gritantes, imagens confusas e de má qualidade achando que isto vai gerar um retorno positivo para o seu blog, pois não vai.

Poste com carinho, cuidado e dedicação, é através desses posts que você vai atrair o seu público, mesmo que seu post seja uma vez a cada semana, pois se seu conteúdo for bom, daqui uma semana o leitor estará novamente acessando o seu blog.

Como organizar minhas postagens do blog?



Para os usuários do wordpress, existe uma ferramenta chamada de "Calendário Editorial". Mas como sou usuária do blog, acabo ficando adepta aos rascunhos para me organizar melhor e disponibilizar as postagens para vocês. A dica que vou passar pra vocês agora é fundamental para quem quer ter conteúdo sempre no blog e se acha meio desorganizado.

Inicialmente você deve sentar, parar para pensar, respirar fundo e analisar: Tenho tempo suficiente para postar todos dias? Se eu postar todos dias, meu conteúdo sempre vai ser bom todos esses dias? Se não, em quantos dias na semana eu consigo fazer um post bacana e divulgar ele com exito? A partir daí é a hora de definir os dias que sairão suas postagens e começar a programar-se!

Sou adepta daquelas que do nada quando tenho uma ideia bacana, pego o celular mando uma mensagem de áudio pra mim mesma (criei um grupo e removi a pessoa, ai fica somente eu e fica salvo tudo o que eu colocar lá), eu falo as frases, digo como serão as imagens, como será o tema abordado. Ou então é bom ter um "Blog Planner" ou até mesmo um caderno para anotar suas ideias e colocá-las em prática depois.

A questão agora é foco e organização. Todos temos manias de deixar algo pra depois, mas pense, se você quer cativar seu público, você tem que ser fiel a ele. Mesmo com toda correria do dia a dia, no meu tempo livre, ao invés de ir jogar videogame, fico aqui montando pelo menos um post na semana para compartilhar com vocês.

Costumo lançar vários posts em rascunhos e deixo ali pra mim revisar e postar depois. Sempre é bom ter no mínimo um ou dois posts praticamente prontos, pois no dia a dia na correria, não vai ter tempo de redigir algo, e é ai que você solta uma dessas postagens. Então, dedique-se ao menos um tempinho durante a semana para deixar algo pronto, para aquele dia que você não puder fazer nada, você não pode deixar seu leitor a ver navios.

Isto tem que se tornar um hábito, nada de deixar para depois! Organize-se no mínimo com uma semana de antecedência. Assim que termino de revisar meus rascunhos já programo para os dias de postagens que defini para o meu blog. Caso surja algum assunto interessante para aquele dia que já tem post programado, basta eu alterar a data dele, e publicar ele em outro dia. Firme um compromisso com você mesma e não deixe que nada mude isso! Tenha disciplina se quiser com que seu blog alcance o sucesso!

Espero que tenham gostado dessas dicas de organização e que tenha sido de fácil entendimento. Se você está chegando aqui agora, não deixe de acompanhar as postagens lançadas a partir do começo desde mês pois estou seguindo todo uma organização para que seu blog faça sucesso. Nos vemos amanhã com mais uma postagem de dicas para blogueiras iniciantes, ou veteranas!

Sucesso a todas vocês, beijo da Guerreira! ♥

10 comentários

  1. Que legal, post muito útil. Eu estou tentando me organizar para postar toda semana, mas sempre tenho afazeres no dia que reservo para postar :'(
    Mas a partir de semana que vem vou fazer de tudo para isso não acontecer, quero muito que aquele blog dê certo, haha

    www.blogmylittlecandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, neste caso você tem que tentar reservar um dia e deixar o post programado pra ser postado e não fazer de última hora porque nem sempre dá tempo mesmo. Ainda mais nessa correria louca que anda os tempos de hoje né? Então tenta fazer assim, reserve um dia pra vc tentar fazer um ou dois posts e programe ele pra sair em uma data e hora específica, e tenta manter nesse ritmo! :D

      Excluir
  2. Vc sabe que eu vou ter de definir essa data fixa assim que acabar o BEDA, afinal venho enrolando com isso faz um tempo né?! rsrs eu tenho medo de prometer dia e não soltar post =/ mas vou me esforçar =) eu tbm gostaria de ter mais tempo mas a situação nossa é parecida, quem dera posts tds os dias sempre ne ^^ bjus Flavi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, eu vou ter mais tempo só quando me formar, mas enquanto isso, pelo menos toda segunda eu estou conseguindo manter, e o BEDA está sendo um sucesso até então! :D

      Excluir
  3. Eu quero manter um nível padrão de postagens, mas ainda não consigo me organizar pra isso. Geralmente são de duas a três postagens por semana, mas como a maioria dos assuntos do blog são textos autorais, são textos que produzo geralmente fora do PC e só repasso depois. Acho que problema é a revisão, que acaba demandando às vezes mais tempo que a própria escrita, né?
    Enfim, ótimas dicas dicas Flavi!

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhhhhh revisão demora mesmo, até com os posts que faço eu demoro eras pra tentar deixar certinho e sempre acaba escapando algum errinho... Obrigada pelo elogio!

    ResponderExcluir
  5. tenho 2 dias de postagem regulares. segunda e sexta. com os projetos (3 no momento), ficam mais 5 posts no mês. caso surja alguma tag, vai pras quartas. bastante ne?! pelo menos eu acho que tá bom. é em media 15 posts por mês, sem ter tags. daria pra postar dia sim/dia não kkkk
    mas por enquanto to desempregada e minha meta depois do beda é adiantar o maximo que der de posts pra quando conseguir emprego não diminuir do nada as postagens.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aiiii menina!!! Ótima tática! Enquanto eu não sair da faculdade vai ser difícil me dedicar "plenamente" ao blog, mas enquanto isso to conseguindo manter 1 post por semana, e este BEDA tá rendendo até agora xD

      Excluir
  6. Oi Flavi
    Eu tento manter posts dia sim, dia não. Comigo funciona bastante. No dia que não tem post, eu aproveito para escrever outros posts e já deixar meio que pronto, só pra publicar, ou já deixo programado. Já tive épocas em que conseguia deixar programado posts pro mês inteiro, mas agora, sendo mãe e tals, as coisas ficaram mais apertadas

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Issoooo, organização é tudo! Se consegue fazer e divulgar melhor ainda, pois de nada adianta postar e deixar lá esperando que as visitas caiam do céu hahahaha. Divulgação é a arma do negócio!

      Excluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!

© Memórias de uma Guerreira.