Dicas para blogueiras iniciantes - Onde divulgar seu blog?

07:00

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem!! Preparados para mais um post com dicas para blogueiros e blogueiras iniciantes? Hoje o nosso bate-papo vai ser sobre divulgação!

Não se esqueçam que todo conteúdo abordado nesta "mini-série" foi estudado e revisado com muito cuidado para que eu não repassasse nenhuma informação errada a vocês. Essas dicas são um compilado de experiências e estudos que tive em mais de 10 anos na blogosfera, com conhecimentos adquiridos na faculdade de TI e demais estudos paralelos.


Divulgação do blog

Como eu já disse em outras postagens, quem não é visto, não é lembrado. De nada adianta ter um cabeçalho legal, um template responsivo, um conteúdo bacana, se você simplesmente não divulga, ou se divulga de maneira incorreta. Reforçando também o que já foi dito anteriormente, de nada adianta ter 300 mil redes sociais se você não for usar todas e não tiver tempo suficiente para isto.

As redes sociais são a grande arma da divulgação de blogs, então é recomendado que você tenha ao menos uma conta no Facebook onde possa divulgar suas postagens. As redes sociais mais usadas por blogueiros são o Facebook, o Instagram e o Twitter. Nessas redes sociais também é onde tem-se a maior interação com seus leitores, nem sempre eles vão comentar no seu blog, mas eles podem te deixar um recado inbox, ou algum comentário em qualquer uma dessas redes sociais elogiando o seu trabalho.

Quando for postar algo novo no blog, é recomendado que você faça um  resumo do que se trata a sua postagem para cada rede social que for compartilhar. Cada rede social tem uma forma diferente de atrair os leitores. O tamanho da imagem usada também varia seus padrões, uma imagem legal que vai no post, não necessariamente fica legal no instagram. O instagram tem mais acessos com usos de hashtags # corretas, no face, o uso das hashtags não é tão viável assim. O interessante é que o resumo do seu post também seja diferente para cada rede social onde você irá divulgar sua postagem.

O Google + tem sido um grande atributo de divulgação para postagens do blog, os números de acessos aumentam grandiosamente, mas os comentários não entram nesta categoria. Vale a pena testar e ver em qual rede social o seu perfil se enquadra e onde é mais viável fazer a divulgação.

Outra dica de divulgação é a criação de Newsletter no seu blog. O leitor que se cadastrar vai receber uma cópia da sua postagem do blog por e-mail a cada publicação nova. Mas deve perceber se seus leitores usam diariamente e-mail pois de nada adianta disparar e-mails para aqueles leitores que não vão abrir seu conteúdo.

Fiquem de olho na postagem de amanhã, pois indicarei grupos do facebook que são ideiais para a divulgação de suas postagens. Espero que tenham gostado das dicas, e nos vemos em breve! 

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

4 comentários

  1. Indica grupos do G+ também Flavi!!! Eu queria aprender a divulgar melhor por lá, já que cheguei por lá meio tarde! Heuhe! Grande beijo, tô adorando a série! <3

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tem post separado pra isso, escolhi as que mais participo e as maiores e vou indicar aqui tb!

      Excluir
  2. Flavi, vou te confessar que sou bem avoada quando se trata de divulgação em rede social, viu? Tenho Instagram e Facebook do blog, mas mal atualizo as duas. Ainda quero me envolver de ver com o G+, mas ainda rola um certo distanciamento (meio que ligada à um preconceito, mas ok). Enfim, quero muito ter uma newsletter, mas preciso de tempo pra aprender direitinho sobre isso já que quero aquelas cheias de firulas com direito à personalização pro destinatário, sabe? Nem sei como se faz, mas pretendo aprender em breve.

    Já te falei que esse conteúdo é muito útil pra gente? ♥ Obrigada!

    Com carinho,
    Conto Paulistano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas se quer fazer o blogzitcho crescer, tem que divulgar poxa! =/
      O G+ é bem facinho, não tem muito segredo!
      Eu tava com uma newsletter, mas perdi o código dela, vou voltar com ela em breve. Ainda tenho que aprender a mexer bonitinho nela também!

      Fico feliz que tenha gostado!

      Excluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!