Dicas para blogueiras iniciantes - O que são Nicho, temas e categorias?

08:30

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem com vocês? Comigo tá tudo ótimo! Vocês devem ter visto a primeira postagem dessa "mini-série" com dicas para blogueiros e blogueiras iniciantes onde eu comentei sobre a escolha do nome do blog.  Caso não tenha visto, basta clicar aqui e você vai ser direcionado para este conteúdo. 

Como disse anteriormente estou na blogosfera a mais de 10 anos, e sempre levei o blog como hobbie. Mas de um ano pra cá estou seriamente pensando em levar isso como um trabalho para a vida. E para quem ainda não sabe, eu sou uma profissional de TI (atuante a 8 anos na área) que estuda e aprende a funcionalidade da tecnologia e da internet para diversos meios. Então todo conteúdo de dicas para blogs que vocês verão aqui, são todos estudados e analisados com cuidado e carinho.

Dicas para blogueiras iniciantes

Dicas para blogueiras iniciantes 

Como definir o nicho, temas e categorias do blog:

Agora que você já sabe a melhor maneira de escolher um nome pro blog, vamos aprender sobre nicho. Primeiramente, muito se fala em nicho na blogosfera, mas muita gente não sabe exatamente o que é isto. Então eu vou explicar pra você de uma maneira bem simples de entender o que é o um nicho. 
Nicho nada mais é do que o tema principal do seu blog. Ah, mas se eu for falar de muita coisa, então eu vou ter muito nicho? Não! O Nicho é algo bem específico, bem focado. Você pode ter um nicho e algumas categorias ligadas a ele, que são temas que estão inclusos no seu nicho.
Existem inúmeros nichos que podem ser seguidos, entre eles podemos dizer o blog pessoal (que é o caso do Memórias de uma Guerreira), beleza, esporte, moda, DIY, literatura, notícias, humor, cinema, cultura, fitness, gastronomia, entre muitos outros.
Mas observe que dentro de cada um dele, existem muitos temas que podem ser abordados. Vamos usar um exemplo muito fácil: Nicho de beleza. Quais temas podem ser abordados neste tipo de nicho? Produtos para pele, produtos para cabelo, maquiagens de diversos tipos e assim por diante. Ou seja, dentro do seu nicho você pode abordar vários temas. 

Então para definir o nicho do seu blog me responda: Quais são os principais temas que você aborda nele? Então, a qual tipo de nicho o seu blog faz parte?

Agora vamos falar sobre categorias! Categorias nada mais são do que aquelas palavras chaves que você utiliza para nomear os temas que você aborda no seu blog. No blogger esta parte recebe o nome de marcadores ou tags. Observe ao lado direito aqui do meu blog que existe um campo com o nome de categorias e nele possui vários campos clicáveis que são direcionados para aqueles temas específicos. 

Então como exemplo posso dizer que o meu nicho é pessoal, e minhas categorias abordam temas sobre a blogosferagamesmemórias (conteúdo pessoal), mitologia, música, nerdicesresenhas, projetoswishlist e youtube
Deu para entender?

Não existe um número específico de categorias que um blog deva ter, cada blogueira escolhe o que se encaixa melhor e adapta seu conteúdo a ele. As categorias são feitas para organizar os temas que você aborda no seu blog. Existem blogs com muitas categorias, o que pode deixar seu leitor perdido na hora de procurar o assunto. Então atente-se em procurar palavras onde você consiga fazer sub-divisões de temas entre elas. Por exemplo, na minha categoria 'Games' eu posso falar sobre  jogos de computador, Nintendo, Playstation, Xbox, jogos portáteis e assim por diante. Então antes de sair criando este monte de temas, escolha uma palavra onde você consiga englobar grande parte do conteúdo que será abordado.

Espero que você possa compreender melhor esses assuntos depois desta leitura. Não se esqueça que ter um blog organizado é um dos passos fundamentais para o sucesso. Qualquer dúvida deixe um comentário logo abaixo  e terei o prazer em ajudar você! Para maiores dicas acompanhe diariamente as postagens do blog!

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

16 comentários

  1. Menina, que lindeza! Confesso que vou apenas escrevendo no meu blog sem me preocupar muito com nada disso, mas acho muito legal a sua iniciativa de ajudar outras pessoas a adentrarem nesse meio! Adorei, e já estou seguindo o blog novamente! Beijos.

    4sphyxi4.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Jaque! A idéia é essa mesma, ajudar quem ta meio perdido pra conseguir seguir um caminho mais "fácil". Quer dizer, nada é fácil né? Mas podemos pular alguns obstáculos!
      Obrigada por seguir novamente! :D

      Excluir
  2. Epa, gostei dessa sua explicação. Sei que muitas blogueiras/blogueiros se sentirão mais entendidos ao ler o que definiria o nicho do blog, afinal de contas essa é a base mais básica para começar, você precisa definir a que público você quer alcançar. Interessante.

    Até mais!
    Karolini Barbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Karol! O intuito desses 30 dias é ajudar mesmo, saber separar algumas coisas! Fico feliz que tenha gostado! :D

      Excluir
  3. Hunnnn EU ainda acho que logo logo precisarei rever meus temas nos marcadores... E nicho, gente, é complicado, o que fazer? Eu adoro falar de tudo, eu quero falar de tudo, eu quero que todo mundo se sinta em casa! Apesar de saber pra qual lado ele pende com força (e que a força esteja com a gente né). Mas ficou super explicadinho e fácil de entender=) adorei Flavi ^^ beijos amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos poucos você vai adaptando, eu consegui fazer no meu, que era igual ao seu antigamente. Aos poucos você vai encontrando alguns nomes que definem as categorias e fica fácil de distribuir o conteúdo! :D

      Excluir
  4. Estou ansiosa pelo teu BEDA, eu queria muito fazer um mas não sei se vou conseguir. Tentarei sim, mas sem cobranças! E eu não faço ideia de qual seja meu nicho, mas pretendo formalizar tudo isso até o ano terminar e tenha certeza que você tá me ajudando muito nisso!
    www.rumorandhorror.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está ansiosa??? Então acalme-se que todo dia vai ter conteúdo novo tá? E nada forçado fica legal, o bom é quando a gente muda algo porque quer. Quando se sentir a vontade, pegue essas dicas, repense e depois ponha em prática! :D

      Excluir
  5. Meu blog é pessoal/lifestily, mas falo principalmente sobre livros, maternidade e organização. Foi difícil pra mim me encontrar no início, mas hoje já me organizo bem melhor e consigo até mesmo ajudar algumas blogueiras que estão começando. Adorei seu post. Está com dicas bem bacanas.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso que é importante! Saber se organizar e não deixar o seu leitor perdido! Fico feliz que tenha gostado das dicas, haverão outras durante esses dias de Abril! :D

      Excluir
  6. Oi Flavi. Adorei as dicas! Estou começando agora e ler mais sobre o assunto com certeza irá me ajudar bastante!! Tudo de bom para você!
    emfluencianoingles.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, não deixe de ver os posts do dia 01 e 02, estou fazendo uma sequencia bem legal pra vocês! :D
      Muito obrigada!

      Excluir
  7. Eu tô pensando muito nisso desde que voltei pro blog e tô achando maravilhoso como posts com esse tema tem simplesmente brotado pra mim, estão me ajudando bastante.

    Agendaleatoria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que coisa boa!!! Fico feliz que essas dicas tenham te ajudado! Fica de olho ai que vai ter mais coisas durante o restante do mês! :D

      Excluir
  8. flavi, o link do primeiro parágrafo não tá clicável.
    então meu nicho é pessoal com muitas categorias, quase todas abordadas na blogesfera kkkkk
    foi bem didático!!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou dar uma revisada! Obrigada por avisar!!! \o/

      Excluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!