sábado, 1 de abril de 2017

Como escolher um nome para o blog? Qual é o melhor design para o blog? O que é elevator pitch?

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem com vocês? Tenho me tornado uma estudante assídua sobre a blogosfera nesses últimos meses e me senti na obrigação de compartilhar com vocês tanto conteúdo legal que aprendi sobre a blogosfera!

Estou na blogosfera a mais de 10 anos, sempre levei isto como um hobbie mas de um ano pra cá estou seriamente pensando em levar isso como um trabalho. Para quem não sabe, antes de tudo eu sou uma profissional de TI (atuo a 8 anos na área) que estuda e aprende a funcionalidade da tecnologia e da internet para diversos meios. Então nada do que eu falar aqui é algo sem fundamento! Resolvi fazer uma "mini-série" com várias dicas que adquiri, tanto com a experiência pessoal, quanto com o que aprendi com meus estudos.

Dicas para blogueiros iniciantes

Dicas para blogueiras iniciantes

A escolha do nome:

Talvez este seja um dos mais polêmicos assuntos discutidos na blogosfera. Então já inicio este post dizendo que nada disso é uma regra.
Inicialmente você poderá pensar num nome na qual você não pretenderá mudar de ideia daqui alguns anos. Sobre o que você falará no seu blog? Será que as pessoas vão saber pesquisar o nome ou o seu blog no Google? Será que daqui alguns anos, você ainda vai se manter disposta em falar sobre este mesmo assunto? Será que não vai sentir a necessidade de mudar de nicho? Será que seu nome ainda vai estar adequado para aquele novo tema que irá abordar? Será que você poderá perder o público com isto? 

São muitas perguntas a serem pensadas e analisadas e eu recomendo que você busque respostas para todas elas antes de continuar lendo esta postagem.

Confesso que ano passado eu senti uma imensa vontade em mudar o nome do meu blog, pois para quem não sabe, o meu blog sofreu muitas alterações durante estes 3 últimos anos. Inicialmente o blog tinha conteúdo pessoal mas era grande parte voltado para a cultura nórdica. Com o tempo eu vi que não tinha embasamento suficiente para levar o assunto adiante e meu público era totalmente limitado. Isto começou a se tornar algo que me incomodava muito e eu senti a necessidade de mudar de tema. Mas mesmo tendo escolhido este nome eu consegui ir moldado o blog para os assuntos que tenho experiência e confiança em abordar sem que isso soasse estranho.

Algo que ainda me incomoda em usar o nome "Memórias de uma Guerreira" é que apesar de ser fácil de ser digitado e fácil de ser memorizado, é um nome que eu particularmente considero grande.
De todas as pesquisas e estudos que fiz sobre a blogosfera, sempre é recomendado nomes com grafias simples e palavras pequenas. Não costuma-se recomendar nomes em inglês pois, uma pessoa que não conhece a língua não vai conseguir memorizar o nome do seu blog facilmente. Mas veja só, nada impede que você escolha o nome que quiser e use-o como quiser. Não estou empurrando uma regra pela garganta de ninguém, aqui é um bate-papo de amigos ok?

Mas veja bem, apesar de considerar grande o nome do meu blog, muita gente não o considera. E nesses 3 anos eu consegui atrair um público fiel usando este nome. A esta altura do campeonato, mexer em time que está ganhando é inviável. Todos já conhecem meu blog assim, exatamente com este nome, e eu acabaria perdendo muitos acessos, visitas, comentários, monetização e público caso eu mudasse algo nele agora.

Uma outra dica importante que quero dar a vocês é que usem o nome do blog, o mesmo que usa no endereço. O nome do meu blog é "Memórias de uma Guerreira" e tem em seu endereço o mesmo nome que é www.memoriasdeumaguerreira.com.br ou seja, em ambos locais eles estão iguais. Por que estou falando isso? Eu mesma já me confundi inúmeras vezes com blogs que possuem um nome e tem outro em seu endereço. Se não fosse por eu salvar os endereços nos meus favoritos eu jamais iria me recordar do endereço, justamente por eles serem diferentes. E não é só pelo fato da minha memória ser ruim de não conseguir decorar o endereço de todos blogs que acesso, isto também faz parte do SEO, que são mecanismos de buscas que ajudam o seu blog a ser encontrado nas pesquisas do Google. Inclusive já fiz um post com linguagem super fácil de ser entendida sobre SEO, para que você possa implementar no seu blog caso queira levar ele como uma ferramenta de trabalho. Então se quiser entender melhor sobre SEO basta clicar aqui.

Se você leva o blog como um hobbie e acredita que nada isso vai influenciar no modo que o público acessa o seu blog, não é necessário seguir estas dicas. Tenho que ressaltar que existem casos e casos sobre a nomeclatura dos blogs, e que cada um pode usar o nome que quiser, da maneira que preferir. Aqui é só um post de orientação caso se sinta perdida na hora de começar a postar na blogosfera. 


Design do blog:

Quando acessamos blog de alguém a primeira coisa que notamos é o aspecto visual. Nosso cérebro faz uma captura geral de todas imagens mostradas e somente depois partimos para a leitura do conteúdo. O Design do blog deve retratar ao leitor sobre os temas abordados naquele local. Isto deve ser notado logo na parte superior do seu Design, ou seja, o seu cabeçalho nesta hora é de suma importância.
organização dos gadjets (elementos que compõem o layout do seu blog) deve ser de maneira mais clara possível para que o leitor não se sinta perdido. Leve em consideração a seguinte dica; Tudo o que for informação importante que você queira que seu leitor veja, deve ficar na parte superior do blog, de preferencia no campo de visão da sua tela onde você não precise usar a barra de rolagem para ver o restante do conteúdo. 
Se você quer atrair visitantes para suas redes sociais, use ícones associados na parte superior do blog. Caso não seja este o seu foco, não é necessário colocar suas redes sociais a vista em primeira instancia.  
Uma dica bacana que posso dar para vocês é nunca deixar de ter logo de cara um resumo do seu perfil, sobre quem é aquela pessoa que está ali do outro lado do blog. Não é necessário falar muitas coisas ali, se o leitor quiser saber mais, deixe um campo clicável no perfil para ele ter acesso a mais detalhes sobre você. E assim logo abaixo mencionar suas categorias, que já abordamos na postagem anterior.

Posição da barra lateral:

Outro ponto que sinto a necessidade de abordar com você é sobre a posição da barra lateral ou sidebar do blog. Você nunca se sentiu meio "perdido" ou sem muito foco ao ler um blog que usasse barra lateral esquerda? Você já deve ter percebido que a maioria dos blogueiros usam a barra em sua lateral direita, e isto tem fundamento. De acordo com a nossa  ortografia e métodos de leitura, sempre lemos um texto da esquerda para a direita. Ao colocar uma barra lateral cheia de informações a esquerda da sua postagem, automaticamente o cérebro dará mais ênfase a ela, do que o restante do conteúdo que você quer mostrar no seu post. Isto chamará a atenção do leitor mais para o que tem nela, do que para o seu próprio conteúdo abordado no blog. Nada te impede de usar a barra lateral do lado esquerdo ao invés do lado direito, desde que você consiga ter uma harmonia entre os elementos e não crie uma confusão mental ao seu leitor. Caso não saiba organizar isto de maneira adequada, opte por usar a barra lateral ao lado direito.

Templates para blogs:

Existem muitos templates gratuitos na internet e você pode optar pelo que mais gostar. Antigamente os templates mais legais eram os super coloridos e blogs cheios de efeitos. Hoje em dia as coisas mudaram e geralmente os blogs seguem um design clean e usam templates responsivos (que se adapta a diversas plataformas diferentes que você acessar). Várias pessoas acessam blogs através de de aparelhos móveis, então opte por deixar o seu blog o mais leve possível para que o leitor não gaste todo o pacote da operadora dele visitando apenas uma página sua. Mas não se esqueça, mude se sentir vontade de mudar, nenhuma regra é absoluta. O blog é seu e você deve se sentir bem com ele da maneira que mais gostar.

O que é Elevator Pitch?

O que é elevator pitch?

Talvez você nunca tenha ouvido falar neste termo não é mesmo? Antes de estudar sobre a blogosfera eu também não o conhecia, mas seu conceito é bem simples. O Elevator Pitch é como se fosse o seu Slogan, uma maneira de apresentar o seu blog com poucas palavras. Ele tem este nome pois foi baseado naquelas conversas de elevador, aquelas onde você conversa com uma pessoa e em um minuto já não tem contato nenhum mais. A ideia do Elevator Pitch é justamente esta, que você apresente seu blog de forma simples e resumida para quem está conhecendo o seu blog agora.

Vamos dar um exemplo simples de Elevator Pitch que temos hoje aqui no meu blog, observe a imagem:
Memórias de uma Guerreira


Aqui temos a imagem, o nome do blog e logo abaixo possuímos um elevator pitch: "Blog pessoal com o melhor conteúdo Nerd/Geek/Gamer e dicas para blogueiros e youtubers". Ou seja, se eu precisasse apresentar meu blog a alguém em um momento de pressa, essa frase resumiria sobre os assuntos que costumo abordar no blog. A pessoa entra no blog, lê o Elevator Pitch e já sabe do que o blog se trata. Se for de algo do interesse do leitor, ele permanece, caso não seja, ele sai. Mas isto facilita o leitor a não ficar perdido sobre onde ele está caso encontre eu blog ao acaso na blogosfera. Outra dica importante é que você use este seu resumo nas configurações de descrição do seu blog, assim a frase irá aparecer ao lado do nome do seu blog nos campos de busca do Google.

Existem muitas blogueiras que abandonaram o Elevator Pitch devido a já serem mundialmente conhecidas, o que dispensa algumas apresentações. Mas consegui encontrar um exemplo de uma blogueira famosa que ainda usa o Elevator Pitch que é o blog da Cris Guerra:

Palavras para vestir
Palavras para vestir


Então a partir dessa dica, pense em um Elevator Pitch para o seu blog, de forma muito resumida, como você apresentaria o seu blog a alguém? Tente mostrar uma boa impressão em menos de um minuto, e se possível coloque ele no topo do seu blog, pode ser no seu cabeçalho, como eu fiz o meu.


Resumidamente essas foram algumas dicas de organização de Design para blogs. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo para que eu possa te ajudar ou trazer mais um post informativo. Espero que você tenha gostado dessas dicas e não deixe de visitar também outras categorias aqui no blog, pois tudo aqui é feito com muito amor e carinho para você! Não deixe de visitar também as outras dicas super importantes que estão na categoria Blogosfera e Youtube.

4 comentários

  1. Adoro esses posts que você faz sabia! Mesmo que a gente converse mt coisa ainda tiro muita coisa útil! Então, não vou dizer que o nome do meu é a cosia mais fácil do mundo mas, vc sabe o quanto ele tem peso e a cara do que escrevo =p Vou ficar aqui de olho pra ver as próximas dicas e melhorar afinal, bora crescer né?! Boa sorte com o BEDA Flavi =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mas o seu caso, depois que alguem se acostuma com ele, fica fácil ahhahaha, nem é um nome tão complicado assim! E com a compra do dominio ficou perfeito! :D

      Excluir
  2. Ficou maravilhoso!!!

    Criei a URL com meu nome porque não sabia ao certo que nome usar, quando escolhi, achei que não era aquele ainda, mas por via das dúvidas, melhor ir blogando do que esperar a criatividade dar as caras.
    Aí teve. História dá moça com o mesmo nome do blog e como já queria mesmo trocar, fiquei uns dois dias pensando. Saiu o fala Tef. Não é perfeito, mas é em portuga, pequeno e fácil de escrever e lembrar. Só falta a URL. Mas só mudaria caso o blog crescesse mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou? :D
      De inicio é complicado mesmo, como falei, nada do eu postar é uma regra, é um auxillio mesmo pra quem quiser ser encontrado mais fácil pelo google hahahaha.
      Seu blog ainda vai ser grandinho, e ai você vai comprar um dominio bonitao pro seu blog! :D

      Excluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!

© Memórias de uma Guerreira.