Dicas para blogueiras iniciantes - Como escolher o melhor Design para seu blog!

07:30

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem com vocês? Comigo está tudo ótimo!! Preparados para mais um capítulo da "mini-serie" de dicas para blogueiros e blogueiras iniciantes? Então se prepare que o post de hoje complementa o assunto que bordamos anteriormente que é sobre nicho, temas e categorias. Hoje vamos ver como um Design pode ajudar na organização do blog!

Não se esqueçam que todo conteúdo abordado nesta "mini-série" foi estudado e revisado com muito cuidado para que eu não repassasse nenhuma informação errada a vocês. Essas dicas são um compilado de experiências e estudos que tive em mais de 10 anos na blogosfera, com conhecimentos adquiridos na faculdade de TI e demais estudos paralelos.

Dicas para blogueiros iniciantes
Vou ressaltar novamente que todas essas postagens são dicas de orientação para você que está começando agora, ou que simplesmente já tem um blog a muito tempo mas ainda se sente perdido em algumas questões. Nada do que eu vou falar nessas postagens são uma regra, o blog é de uso pessoal e você pode fazer o que quiser com ele, da maneira que preferir. 

Dicas para blogueiras iniciantes

Design do blog:

Depois de aprendermos como definir o melhor nome para o blog, e qual é o nicho do blog, devemos aprender a importância do Design. Quando acessamos blog de alguém a primeira coisa que notamos é o aspecto visual. Nosso cérebro faz uma captura geral de todas imagens mostradas e somente depois partimos para a leitura do conteúdo. O Design do blog deve retratar ao leitor sobre os temas abordados naquele local. Isto deve ser notado logo na parte superior do seu Design, ou seja, o seu cabeçalho nesta hora é de suma importância.
A organização dos gadjets (elementos que compõem o layout do seu blog) deve ser de maneira mais clara possível para que o leitor não se sinta perdido. Leve em consideração a seguinte dica; Tudo o que for informação importante que você queira que seu leitor veja, deve ficar na parte superior do blog, de preferencia no campo de visão da sua tela onde você não precise usar a barra de rolagem para ver o restante do conteúdo. 
Se você quer atrair visitantes para suas redes sociais, use ícones associados na parte superior do blog. Caso não seja este o seu foco, não é necessário colocar suas redes sociais a vista em primeira instancia.  
Uma dica bacana que posso dar para vocês é nunca deixar de ter logo de cara um resumo do seu perfil, sobre quem é aquela pessoa que está ali do outro lado do blog. Não é necessário falar muitas coisas ali, se o leitor quiser saber mais, deixe um campo clicável no perfil para ele ter acesso a mais detalhes sobre você. E assim logo abaixo mencionar suas categorias, que já abordamos na postagem anterior.

Posição da barra lateral:

Outro ponto que sinto a necessidade de abordar com você é sobre a posição da barra lateral ou sidebar do blog. Você nunca se sentiu meio "perdido" ou sem muito foco ao ler um blog que usasse barra lateral esquerda? Você já deve ter percebido que a maioria dos blogueiros usam a barra em sua lateral direita, e isto tem fundamento. De acordo com a nossa  ortografia e métodos de leitura, sempre lemos um texto da esquerda para a direita. Ao colocar uma barra lateral cheia de informações a esquerda da sua postagem, automaticamente o cérebro dará mais ênfase a ela, do que o restante do conteúdo que você quer mostrar no seu post. Isto chamará a atenção do leitor mais para o que tem nela, do que para o seu próprio conteúdo abordado no blog. Nada te impede de usar a barra lateral do lado esquerdo ao invés do lado direito, desde que você consiga ter uma harmonia entre os elementos e não crie uma confusão mental ao seu leitor. Caso não saiba organizar isto de maneira adequada, opte por usar a barra lateral ao lado direito.

Templates para blogs:

Existem muitos templates gratuitos na internet e você pode optar pelo que mais gostar. Antigamente os templates mais legais eram os super coloridos e blogs cheios de efeitos. Hoje em dia as coisas mudaram e geralmente os blogs seguem um design clean e usam templates responsivos (que se adapta a diversas plataformas diferentes que você acessar). Várias pessoas acessam blogs através de de aparelhos móveis, então opte por deixar o seu blog o mais leve possível para que o leitor não gaste todo o pacote da operadora dele visitando apenas uma página sua. Mas não se esqueça, mude se sentir vontade de mudar, nenhuma regra é absoluta. O blog é seu e você deve se sentir bem com ele da maneira que mais gostar.

Resumidamente essas foram algumas dicas de organização de Design para blogs. Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe seu comentário logo abaixo para que eu possa te ajudar ou trazer mais um post informativo. Espero que esteja gostando destas "mini aulas sobre a blogosfera". Mas não deixe de também visitar outras categorias do blog pois tem muito conteúdo bacana por lá! 
Atenção apesar de ter escolhido este BEDA para ajudar vocês e eu mesma escolher a temática, a ideia do BEDA vem do lindo grupo do facebook, o Interative-se! Participe você também!

A imagem pode conter: comida

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

8 comentários

  1. Cá estmos numa parte que particularmente amo! rsrsrs essas daí já havia pego ctg nos últimos meses e me ajudaram bastante ^^ Suas dicas estão sendo ótimas Flavi. Beijos amiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caiu de paraquedas no post certo né miga? XD
      Fico feliz que tenha gostado! :D

      Excluir
  2. Obrigado pelas dicas maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  3. Amei demais! Ótimas dicas, vou usar todas!

    ResponderExcluir
  4. nao tinha pensado sobre isso com relação ao sidebar. esses dias entrei num blog que ele era no lado esquerdo e achei bem estranho, mas acredito ser por nao estar mais acostumada. antigamente se usava de qualquer lado e nao achava estranho.
    achei interessante colocar as tags abaixo do perfil, mas ficam bonitas se são poucas ou com imagens... por enquanto não me pertence hahaha

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haouhaiuhaiouahaui tudo bem, vivendo e aprendendo, as coisas da blogosfera mudaram muito né? Hoje em dia tem "estudo" pra tudo! kkkkkkkkkkkkkk
      Mas como falei, o seu blog tem que ser do seu jeitinho, é ruim ficar empurrando "regra" né? O bom da blogosfera é a liberdade! :D

      Excluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!