sexta-feira, 14 de abril de 2017

Como configurar o Google Analytics?

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem com vocês? Comigo está tudo bem!! Preparados para mais um post com dicas para blogueiros e blogueiras iniciantes? Hoje o nosso bate-papo vai ser sobre Google Analytics!

Não se esqueçam que todo conteúdo abordado nesta "mini-série" foi estudado e revisado com muito cuidado para que eu não repassasse nenhuma informação errada a vocês. Essas dicas são um compilado de experiências e estudos que tive em mais de 10 anos na blogosfera, com conhecimentos adquiridos na faculdade de TI e demais estudos paralelos.


Inicialmente para ter acesso ao Google Analytics você precisa ter uma conta vinculada ao google. No meu caso, uso uma conta do Gmail. Após isso será necessário acrescentar algumas informações ao seu cadastro para que você possa analisar os dados referentes ao seu site/blog.



Ao clicar em obter ID de acompanhamento, você irá copiar o dado informado, ir no painel do blogger, clicar em Configurações ► Outro ► Google Analytics ► ID de propriedade da web do Google Analytics, basta colar o código no quadrado em branco como mostra a imagem a seguir:



E pronto! Após salvar você estará pronto para começar a contabilizar corretamente seus acessos! Não deixe de ver a postagem de amanhã para entendermos melhor como funciona o painel do Google Analytics!



Entendendo o painel do Google Analytics 

Ao entrarmos no Google Analytics nos deparamos com o seguinte painel:

Entendendo o painel do google analytics

Clique na imagem para ampliar! 


Vamos analisar essa imagem a primeira instancia! Inicialmente temos que observar lá em cima o período em que os dados são mostrados. Neste caso, os dados são referentes do dia 8 de abril a 14 de abril. Essas datas podem ser escolhidas. Você tem opção de ver os valores apenas do dia atual, da semana, do mês, do mês passado ou de todo o período desde que você cadastrou-se ao Google Analytics. Esses dados serão importantes para serem colocados no mídiakit (falaremos disso em breve)!

Agora vamos as opções abaixo!

Sessões: Uma sessão é contabilizada por um usuário que ficou na sua página num período de 30 minutos. Se uma unica pessoa visualizar várias páginas no seu blog em 30 minutos, ele conta apenas como uma sessão. Ao menos que a pessoa volte depois que passarem meia hora, e assim contabiliza duas sessões por usuário que visitou seu blog. Eu particularmente não gosto muito de observar meus dados referentes a sessão. Vamos analisar agora os seguintes atributos.

Usuários: Isso indica cada leitor único que visualizou seu blog durante aquele dia, período ou mês. Como falei anteriormente, tudo depende da data que você escolheu lá acima do painel.

Visualizações de página: Indica quantas visualizações seu blog teve durante um determinado dia, período ou mês.

Páginas/Sessão: Como lemos anteriormente, uma sessão é uma visualização durante um período de 30 minutos que o usuário fica no seu blog. Pagina seria quantas páginas o leitor visualizou durante aquele período.

Duração média da sessão: Indica o tempo médio em que uma pessoa permaneceu no seu blog durante um período de meia hora.

Taxa de rejeição: Quanto maior a taxa de rejeição no seu blog, pior é. Devemos trabalhar para que a taxa de rejeição diminua. Quem é usuário do wordpress (pago) consegue ter sua taxa de rejeição bem menor devido aos plugins que a propria plataforma fornece para ajudar no SEO do blog. Quem é usuário do blogger deve fazer algumas "configurações" manualmente e divulgar sempre o blog para que a taxa diminua. Como puderam ver, esta semana não divulguei nada meu blog, então a taxa de rejeição aumentou.

Porcentagem de novas sessões: Indica quantas sessões novas você teve durante aquele período.

Gráfico: 
New Visitor e Returning Visitor: Mostra a porcentagem de visitantes novos e visitantes que retornaram. Agora você deve ver o que é melhor, ter um público mais fidelizado (visitantes que retornaram) ou fazer com que mais pessoas conheçam seu blog (visitantes novos).

14 comentários

  1. Flavi que bacana você está sempre compartilhar dicas sobre o blog para os iniciantes. Muitas vezes queremos fazer algo no blog e não sabemos como fazer. É super importante configurar o Google Analytics no blog, para podermos saber as estatísticas do blog, obrigada por compartilhar essas dicas valiosas, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que tenho que agradecer sempre suas palavras de incentivo e agradecimento que vem me deixado aqui no blog, muito sucesso a você também!

      Excluir
  2. oi
    Eu tenho muitas duvidas sobre o Google Analytics, gostei da dica :D
    Vou configurar o meu Google Analytics ;)
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem outras dicas nos outros posts também, depois da uma olhadinha la! :D

      Excluir
  3. Oi sua linda
    Nossa vou super acompanhar porque tenho uma dificuldade imensa em mexer nessa ferramenta !
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dá uma olhada nos outros posts, tem muita coisa bacana por aqui! ♥

      Excluir
  4. meninas essas dicas pra quem ta começando sao importantes demais no começo sofri pensei até em desisti mais fui correndo atras em post assim como o seu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E deu certo né? Posts assim são mega importantes!

      Excluir
  5. Otima dica, muitas blogueiras ficam na duvida no inicio e essas dicas são importantes demais.

    ResponderExcluir
  6. Ótimo post! Quando comecei meu blog sofri muito para configurar o Analystics, vai ajudar muitas meninas e meninos.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Muito bem explicado seu post para quem não sabe mexer, eu já tenho configurado

    ResponderExcluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!

© Memórias de uma Guerreira.