Dragão Oriental: Características, Horóscopo e sua Simbologia!

07:00

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de DRAGÃO! Tudo bem com vocês? Comigo tá tudo ótimo agora! E hoje eu fiz um post mega especial para vocês, porque é realmente uma vergonha eu amar tanto os dragões e não falar desses seres mitológicos aqui no blog! Venha aprender comigo a admirar esses seres tão fantásticos!

Dragão Chinês


Inicialmente devo dizer que os dragões orientais apesar de serem extremamente famosos, não são meus favoritos. Mas calma lá, eles tem sua importância e significado, e bem não é porque são orientais que não gosto deles!

Características do Dragão Oriental

Dragões orientais tem seu corpo baseado em uma serpente e possui 4/5 garras. Alguns deles ainda possuem membros de outros animais como olhos de tigre, chifres de veado, patas de águia e orelhas de boi e bigodes de carpa. Apesar de não terem asas, eles também podem voar! Um dragão bem característico e popular que podemos observar estes detalhes é o famoso dragão de Dragon Ball, o Shenlong.


Shenlong
Shenlong

Shenlong foi baseado no dragão Shen-lung, um dragão espiritual responsável pelas chuvas e pelos ventos. Além disto também temos outros dragões principais que são Tien-lung, dragão celestial que protege os deuses, Ti-lung, dragão da terra que controla rios e águas e Futs-lung que é um dragão subterrâneo que guarda metais e pedras preciosas.

Dragões e o horóscopo Chinês

O dragão oriental tem significados muito fortes para a cultura chinesa e japonesa! Na mitologia chinesa por exemplo, existe o horóscopo chinês, e dentre os animais mencionados está também o dragão. Acredita-se que quem nasce no signo de dragão é uma pessoa mais forte que todas as outras dos outros signos, e geralmente são pessoas decididas e impetuosas. Além disso, as pessoas nascidas no ano do dragão são consideradas pessoas abençoadas com uma longevidade, muita saúde, riqueza e felicidade. Há mais bebês nascidos em anos de dragão do que em quaisquer outros. Infelizmente no horóscopo chinês meu signo não é dragão e sim cobra/serpente (por um ano... aff).

Dragão no horoscopo chines
Horóscopo Chinês


Simbologia do Dragão Oriental

O dragão oriental ao contrário do ocidental, é visto como um ser bom e nobre, que representa sabedoria, sorte, fortuna e são vistos como sábios e protetores. Os dragões chineses também estão associados como controladores da água, causando a chuva que rega as plantações (que causa fertilidade) e também grandes tempestades e turbulências marítimas. Acredita-se também que as nuvens são formadas por sua baforadas. São considerados também como guardiões de grandes tesouros, tais como o ouro e em sua simbologia de modo geral retrata o conhecimento. Alguns dragões chineses podiam apresentar formas humanas. Os dragões japoneses eram bem semelhantes apesar de ter suas ramificações, em desenho, sua principal diferença é apresentar apenas 3 garras nas mãos ao invés de 5 (4 dianteiras e uma traseira) e se assemelhavam mais a uma lagartixa do que a uma serpente. Os dragões japoneses também costumam carregar uma pérola em uma das patas.

Lenda do Dragão Chinês

De onde surgiu o dragão chinês não sabemos muito bem, mas muitos estudiosos afirmam que eles surgiram da imagem de alguns totens de diferentes tribos chinesas. Como dito anteriormente, alguns tinham em sua imagem a mistura de vários animais diferentes. Alguns arqueólogos acreditam que a imagem do dragão veio de alguns peixes longos mostrados nestes totens.

Com a associação ao peixe, originou-se na lenda da carpa que queria alcançar o topo de uma montanha. Decidida, nadou o rio acima, escalou correntezas, cachorreiras e não deixou nada atrapalhar o seu caminho. Quando conseguiu alcançar o topo da montanha, lá encontrou uma "porta do dragão" e quando saltou para dentro se transformou em um grande dragão. Esta lenda é usada como representação simbólica para se esforçar o necessário para superar obstáculos e alcançar o sucesso. (Me identifiquei muito com esta lenda, se parece muito com minha maneira de ser).

"Alguns estudiosos relatam que o primeiro imperador lendário da China, Huang Di  usou uma serpente para revestir seus braços. Cada vez que conquistava uma outra tribo, incorporava o emblema do seu inimigo derrotado no seu braço. Isso explica porque o dragão parece ter características de vários animais." Wikipedia.

Existem diversas lendas sobre os mais diversos tipos de dragões ao redor do mundo, e confesso que todas são apaixonantes! Espero que tenha gostado de aprender um pouco mais sobre os dragões orientais, e em breve trarei outros seres fantásticos para que vocês também possam conhecer! Beijo da Guerreira, fui! ♥

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

26 comentários

  1. Flavi nunca tinha lido sobre os dragões orientais, confesso que gostei muito. Por isso amo seu blog ♥

    Beijos.
    garotascomovoceoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hiuhouhooiaoaahiau sempre tem coisa diferente por aqui né? ♥

      Excluir
  2. Não sabia que os dragões orientais tinham "mesclas" de outros bichos. Aliás, nunca tinha lido sobre eles. E acabei de descobrir que o animal que me representa no horóscopo chinês é o rato, vou pesquisar mais sobre hahahahah
    Eu AMEI ler esse post. Eu não iria atrás dele assim sozinha, mas foi algo que eu adorei ler e com certeza vou pesquisar mais afundo.
    Beijosss <3

    www.madamices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal né? Tem muita história de dragão dependendo da cultura. É muito interessante saber sobre essas coisas ahhaha, eu particularmente adoro!
      Aqui no meu blog sempre tem coisas diferentes assim xD ♥

      Excluir
  3. Que legal saber mais sobre isso! Meu animal no horoscopo é o macaco. Vou pesquisar sobre ele, vai que me ajuda a melhorar ainda mais a minha vida!

    Beijo ♥

    ResponderExcluir
  4. Tenha... Inveja... Meu signo é dragão kkkk
    De onde tu tirou essas informações Flavi? Quero saber mais dos dragões orientais!!!!
    Sei que os dragões ocidentais surgiram por que provavelmente foram encontrando fósseis de dinossauros e criaram o dragão. Acho que do oriental deve ser mais ou menos a mesma coisa!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua feia, nem vou falar nada pra você não viu!!! u.u
      Isso, a base é quase a mesma coisa mesmo nas mais diferentes culturas. Ainda farei muitos posts de dragõezinhos aqui, até porque, eu tava devendo isso né?

      Excluir
  5. Adorei ver o shenlong ali, haha Eu estudo mandarim e por isso vivo por dentro dessa cultura, e gosto muito da lenda do dragão chinês. Adorei o post! <3

    sorria sempre :)
    www.malusilva.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhhhhh que legal!!!
      Mandarim é meio difícil hein! Boa sorte! ♥

      Excluir
  6. Achei super post muito interessante e informativo. É sempre bom aprendermos coisas novas, principalmente de outras culturas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Flavi!
    Eu amo cultura oriental e amo dragões de todos os jeitos!
    No horóscopo chinês eu sou macaco, desde que comecei a entender melhor o horóscopo chinês e meu signo, tenho me entendido melhor comigo mesma! <3
    Muito louco essa ideia das nuvens serem formadas pelas baforadas dos dragões, ameeei! <3
    Beijooo!

    https://vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Shenlong <3 haha

    Wow nunca descobri tanta coisa lendo um post só

    ResponderExcluir
  9. Oi, Flavi!
    Que tema fofo! Eu também adorei a lenda do dragão chinês, é tão linda quanto a lenda japonesa do tsuru.
    Minha irmã é do signo de dragão e é uma pessoa bem complicada de se conviver...rs... Eu sou galo.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hiuahoiauhaoiuhaoiua eu ri sobre o comentário da sua irmã hahahahaha!

      Excluir
  10. Ah, eu amo a lenda do dragão chinês é uma historia muito linda e de grande ensinamento <3

    ResponderExcluir
  11. Oi ,Flavi !
    Achei o post super interessante e muito informativo ,acabei descobrindo que meu animal no horoscopo é carneiro .Adorei o post !

    ResponderExcluir
  12. Meu signo é Carneiro hehe! Muito diferente esse conteúdo, haha! Nunca tinha lido sobre o assunto, e achei bem interessante! <3 Super legal essa ideia de trazer coisas diferentes, haha! <3

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, aqui sempre tem disso aiuhaoiuahoiauhaoi nunca cai na mesmisse! :P

      Excluir
  13. Dragões <3 eu tenho a minha versão mais 'fofa' rsrs mas olha 'se assemelhavam mais a uma lagartixa do que a uma serpente' preconceito uhauhahuauha são lindões u.u mas sério, dragões são seres incríveis, fascinantes! Achei legal vc citar de diversas outras histórias, vc poderia trazê-las pra cá qualquer hora! (sem comentários =/ meu signo é macaco i.i) beijooos!

    ResponderExcluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!