Como atrair anunciantes para seu blog, canal do Youtube e Redes Sociais

14:26

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem? Hoje eu participei da primeira palestra da Star Academy! E a palestrante de hoje foi a lindíssima Patrícia Brazil! Ela deu dicas maravilhosas para blogueiros e eu fiz um resumão pra gente aprender junto!

Como atrair anunciantes para seu blog, canal do Youtube e Redes Sociais



Primeiramente, devo apresentar a vocês a Patricia Brazil. Para quem não conhece, a Patricia é empresária e fundadora da IT BRAZIL.

IT Brazil

"O Grupo IT BRAZIL chega para fazer a diferença na forma de conectar marcas com influenciadores digitais. Muito além do look do dia e um simples post patrocinado endossado por celebridade. A internet mudou o mundo e as redes sociais mudaram a forma de se comunicar. O trabalho do Grupo IT BRAZIL engloba verdadeiras ações de branding experience e marketing digital. 
 Ideias criativas + Marketing Digital = Resultados Mensuráveis".

A Star Academy esta semana vai estar mostrando diversas palestras sobre os mais diversos tipos sobre nós, influenciadores digitais. E podem ter certeza que tudo que eu aprender eu vou compartilhar com vocês.



Como atrair anunciantes para seu Blog, canal do Youtube e Redes Sociais

A palestra dada pela Patrícia levantou muitas informações importantes para que você consiga alcançar o sucesso, seja por meio de blog, youtube ou demais redes sociais. Veja esse resumo com os principais tópicos abordados por ela:

O passo inicial de todo projeto para internet e definição de nicho. Não adianta você querer falar sobre todas as coisas que você gosta sem definir uma área principal de tema para abordar. O Memórias de uma Guerreira já teve nicho mitológico, mas percebi que eu não tinha muita segurança para falar sobre o assunto, então optei para adaptar ao meu blog um tema que eu sei abordar com naturalidade que é o mundo nerd/geek/gamer. Fale com propriedade, saiba do que está falando, tenha domínio sobre o assunto.

Definido o seu nicho, é hora de focar no perfil das pessoas que vão procurar pelo seu tema. Quais são suas idades, sua classe social, de onde são, do que gostam... Isso é uma maneira de mapear pessoas e pensar melhor no seu conteúdo. Além disso, uma grande ferramenta auxiliadora para encontrar esses dados é o Google Analytics, use-o ao seu favor. Não deixe que sejam apenas números, mas sim orientações até sobre melhores horários para fazer uma postagem específica, seja em qualquer rede social.

Crie audiência, aborde temas específicos, observe a estética das fotos, tenho que admitir que essa parte eu fico devendo aqui no blog, mas a palestra foi útil justamente para apontar pequenos detalhes que muitas vezes deixamos passar. Poste algo todos os dias, nem que seja uma imagem sobre aquele tema específico que você aborda. Tente despertar em você um bom olhar para captar boas imagens quando for fotografar, nunca se esqueça de fazer uma boa edição para que a imagem tenha mais qualidade, existem várias ferramentas gratuitas para isto. Outra ótima dica é frequentar eventos sobre o seu nicho.
E ainda falando sobre fotografia, uma dica excepcional dada pela Patrícia Brazil é sobre o uso de fotos feitas por você mesma! A internet está saturada de coisas que todos já viram, então tente você mesmo fazer algo novo! Usar muitas fotos de pinterest e tumblr faz o seu nicho se sentir mais distante de você, pois chega a passar algo "irreal". 

Não adianta ter mil redes sociais se todas estão desatualizadas. Foque na quantidade de redes sociais que você terá tempo disponível para sempre deixar atualizadas.  Se você faz vídeos, procure fazer vídeos curtos também para o Facebook, isso atrai mais visualizações! Cada rede social é diferente, procure criar algo diferente para cada uma delas.

Ter um blog ainda é válido?

Eu já comentei aqui no blog que eu achava que a blogosfera estava morrendo, sempre fiz tudo isso por amor, mas em alguns dias ficava me indagando se isso talvez pudesse me trazer algum retorno. Mesmo que na minha cabeça a resposta fosse "não" e ainda sim ainda batalhando com o meu cantinho, hoje a Patricia Brazil me fez pensar de uma outra forma.

Ter um blog é muito válido! Apesar de muita gente estar fazendo vídeos, a busca do Google não consegue ver vídeos, e sim, ler textos e é isso que faz para que apareça ele em sua busca. O Google pode até mostrar para você um vídeo, mas vai ser baseado no texto de descrição dele. Ou seja, para que alguém conheça nosso conteúdo precisamos usar e abusar das palavras, e o blog é um dos melhores lugares para isso!

Feito isso é a hora de "moldar" seus leitores, sempre defina um dia ou um horário para postar. Dessa forma, todos seus leitores vão se habituar a procurar pelo seu conteúdo naqueles dias pré -estabelecidos por você.


Youtube

Uma das grandes ferramentas de sucesso do youtube é o famoso "Colab", ou seja, a colaboração que outros youtubers fazem no seu canal. Isso faz com que o nicho que uma pessoa tem, passe a ser seu também. Mas nunca devemos pensar apenas em nós mesmos, como é uma colaboração, nosso conteúdo também tem que ser útil aos visitantes daquele canal. Outra dica importante é fazer o famoso VEDA ou BEDA, apesar que isso é algo mais trabalhoso apesar de ser usado apenas algumas vezes no ano. Se você não tem um canal, chame alguém para fazer colab no seu blog!

MidiaKit

Este pode ser feito até em PowerPoint. Mas nunca deve passar de 5 a 7 slides. O foco principal do midiakit é ter imagens bonitas, que chamem a atenção de quem lê, nele também deve ter informações sobre sua audiência, dados que já foram mencionados quando comentamos sobre o Google Analytics. Caso não saiba fazer uma boa imagem, um print do Analytics, da sua página ou instagram já são válidos. Faça um breve resumo de como tudo começou, seus projetos, objetivos para o blog/canal, mencione seu nicho/perfil e seja bem objetivo e claro. 

Área Comercial Profissional

Seu blog/canal já tem um engajamento, é hora de procurar a vender o seu produto. Sempre deixe informações para que o profissional entre em contato com você, seja e-mail, telefone, whatsapp. É sempre bom ter um e-mail tipo "contato@suamarcaaqui.com" pois isso mostra profissionalismo. Sempre dê atenção para a empresa que entra em contato com você, nunca ultrapasse o período de no máximo 48 horas sem respostas. Se não puder responder de imediato, responda o e-mail falando que assim que puder mandará maiores informações.

Procure saber os valores do mercado, faça pesquisas no google para saber o quanto é cobrado um post ou vídeo de publicidade para você colocar no seu blog ou canal. Sempre esteja no valor de mercado, nunca muito acima e nunca muito abaixo. 

Caso a empresa não entre em contato com você, corra atrás, é o famoso "bater na porta" de forma virtual. Se tiver alguém de confiança que faça isso pra você é melhor, alguém que corra atrás e mostre seu conteúdo, juntamente com seu mídiakit e demais dados para a empresa. Você pode pesquisar agências que tenham o mesmo nicho do seu blog/canal e enviar seu midiakit para eles. Nunca se esqueça de sempre dar atenção e ser responsável com as empresas. Patrícia também mencionou sobre LEAD e PROSPECT que são referentes ao marketing.


No mais, tenho que dizer que aprendi muita coisa, e esses foram os pontos mais importantes vistos na palestra de +- 40 minutos. Para quem não viu, fica aqui então este resumo com as mais diversas dicas para nós blogueiros e youtubers! Espero que tenham gostado!

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

20 comentários

  1. Adorei as dicas! Tive uma matéria de Mkt Digital na facul e me apaixonei, sou louca pra trabalhar com essas coisas, só estou perdida de por onde começar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah!!! Somos duas!! Amo esse universo, mas infelizmente muita coisa só sei na teoria, queria saber bastante coisa na prática!!!

      Excluir
  2. Muito legal as dicas, eu não tenho pretensões sobre isso,pq apesar de eu amar blogs e youtube,não sei se conseguiria trabalhar com isso por achar q eu não tenho perfil ou conseguiria público pra tanto.
    Uma coisa que não sei dizer é qual seria meu nicho rs,na verdade esse é um ponto que eu discordo um pouco,dentro da minha visão como público,por exemplo,eu vejo muitos canais e blogs,mas eu prefiro os mais diversificados em assuntos,pode até ter um foco principal mas com abertura para algumas variações e coisas mais pessoais,acaba ficando muito chato pq a pessoa só fala daquilo,sempre a mesma coisa,eu não consigo acompanhar,vou perdendo o interesse com o tempo.
    Mas sei lá,talvez isso seja coisa minha,e as pessoas pensem diferente rs
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa q esqueci rs,é sobre as fotos,usar algumas fotos do pinterest e tumblr com moderação,eu concordo e tbm uso,mas quando o blog ou page é só assim e ainda sem dar os créditos é tenso,eu mesma sou péssima em fotos e não edito nada,mas mesmo com qualidade baixa acho q a pessoa tem q postar fotos feitas por ela.
      Pq fica muito superficial e distante mesmo.

      Excluir
    2. Eu acho que todo mundo tem seu público Gio, cada pessoa se identifica com cada um de uma maneira diferente. Você tem um estilo próprio e acredito que isso já faz toda a diferença! Você já tem seu nicho, são essas pessoas que admiram e gosta das mesmas coisas que você!

      Excluir
    3. Eu também sou péssima com fotos ahhaha por isso vou tentar melhorar as coisas pro ano que vem! :P

      Excluir
  3. Adorei! Eu não estou conseguindo acompanhar as palestras, tô ficando chateada com isso. Se bem que ultimamente tá faltando tempo pra vida kkkk achei mt bacana e útil o post. Anotei aqui tbm para começar aplicar. Se tudo der certo ano que vem as coisas vão encaminhar melhor ^^ faz mais posts assim Flavi, vc explica super bem as coisas! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi praticamente todas, é um acumulo de muita teoria, muita coisa envolvida, aprendi muita coisa, outras reforcei, outras mudei de ideia! Foi maravilhoso!
      Quando der eu volto com mais posts desse tipo de ajudas aqui! :D *Amo*

      Excluir
  4. Ameii as dicas <3 e o blog também! Bjsss

    www.falacah.com

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas dicas, Flavi!
    Pena que perdi essa palestra... E como eu te disse, quando você digita qualquer procura no google, vão direcionar ao seu blog e as pessoas vão ler o post mas nem sempre vão comentar xD
    A Bela, não a Fera blog | A Bela, não a Fera Youtube | Converse comigo no Twitter!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, foi vacilo não pensar nisso!
      Agora vou postar muita coisa, pro pessoal sempre cair aqui! :P

      Excluir
  6. Eu ainda não parei pra pensar no blog como uma forma de ganhar dinheiro pois além de ainda está no comecinho, não é uma coisa profissional e ainda não defini meu público sabe, ainda estou experimentando.
    Menina Psicótica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha eu acho que é difícil ganhar dinheiro com o blog, sinceramente. Tem que ralar muito e correr atrás, divulgar sempre... Mas vamo que vamo né? Tem gente que quer levar como profissão, outros por hobbie.

      Excluir
  7. Quanta informação bacana, será muito útil esse post, vou colocá-lo em prática com certeza. BEIJOS

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  8. Um dos meus sonhos é ver uma palestra da Patricia Brazil. Essa mulher arrasa. Eu quero muito tornar o blog meu trabalho, mas é difícil. Por mais que a gente estude, sempre tem algo a aprender. O mundo da internet se renova sem parar e temos que nos renovar juntos.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é um aprendizado novo a cada dia que passa, mas sabe, é algo trabalhoso e gostoso... Também quero viver de blog, e quanto mais o tempo passa, mais as coisas ficam difíceis, mas temos que nos dedicar, estudar e vermos que somos capazes! ;)

      Excluir
  9. Maravilhoso achei o que eu precisava espetacular sua matéria parabéns.

    ResponderExcluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!