Você conhece os tipos de RPG?

09:36

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem com vocês? Vamos pra mais uma "aula" sobre RPG? Que tal conhecer os tipos de RPG existentes? Vem ver essa postagem que eu vou explicar melhor sobre isso!

Você conhece os tipos de RPG?


Como vocês já devem saber, eu morro de amores por RPG (até rimou heheh). Eu já cheguei a comentar sobre RPG aqui no blog, então caso não tenha visto, basta clicar aqui e acessar o link para entender melhor sobre este mundo. Agora, se você já sabe o que é RPG, que tal conhecer melhor sobre seus tipos?

RPG de mesa


Eis o mais tradicional tipo de RPG que ja existiu, tudo começou com o Dungeons and Dragons, sim, aquele famoso desenho traduzido para nosso português como "A caverna do dragão". Nosso querido RPG de mesa foi baseado neste desenho. Para esse tipo de jogo é necessária a ficha do personagem, se preferir um tabuleiro, um manual de instruções, folha para rascunhos, lápis, borracha e dados! (Além do mestre, risos...)
PS: Se você assistiu Stranger Things, você vai saber que os meninos jogam um RPG de mesa! Sim, existem ali os guerreiros, o mestre narrando a história e o poderoso chefão "Demogorgon".

RPG


Aventura Solo

Este tipo é apresentada por uma aventura em livro ou site, onde o jogador segue um roteiro diante de possibilidades oferecidas. Eu particularmente nunca joguei este tipo de RPG, mas sei que se monta uma ficha assim como em qualquer jogo, a diferença é que não tem interação com outros jogadores. Como estou com muita saudade de jogar RPGs, vou encontrar mais novidades sobre este tipo, quem sabe até o próprio manual e venho disponibilizar para que vocês também possam jogar.

Aventura Solo



Live Action

Talvez para quem está de fora, esse seja o jeito mais estranho de se jogar um RPG. Ao invés de se jogar numa mesa, cada jogador interpreta um personagem assim como um ator. Isso faz lembrar bastante uma peça de teatro, porém não tem um texto a ser seguido, o jogador deve improvisar e interpretar. Além da interpretação é muito comum os jogadores se vestirem a caráter, e isso é que faz com que as pessoas de fora olhem de uma maneira estranha, não sejam tão radicais pessoal, não é porque o pessoal não é mais criança, não podem "brincar de faz de conta", isso aparenta ser muito divertido, então se verem algo assim por aí, não sejam preconceituosos!
Mesmo com toda a liberdade, ainda existe um narrador, assim como um diretor, que organiza e explica as regras do jogo e o desenrolar da história.

Live Action



RPG Online

Nada melhor do que você se aventurar juntamente com seu personagem, no meio virtual. Nenhum modo simula tão bem o RPG pois pelos jogos online temos a visão perfeita do cenário, trilha sonora, e podemos também interagir com pessoas de outras cidades, estados, países... É possível usar um software que apresenta as fichas, dados, recursos entre outros modos para simular o jogo, igual um RPG de mesa.

Rolador de dados RPG

MMORPG:

Massively Multiplayer Online Role Playing Game é um termo em inglês para RPG online para múltiplos jogadores. É um mundo virtual no qual você pode interagir com milhares de jogadores em tempo real, esse estilo de jogo vem ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo, e no Brasil é uma das atrações mais procuradas em lan houses. Cada jogador acessa um servidor onde encontra muitas outras pessoas, com quem podem se comunicar, fazer trocas, negociações; tudo isso a fim de conseguir as melhores espadas, escudos, elmos, etc. Todo esse equipamento é procurado para que os personagens possam enfrentar monstros de todo tipo, ficando assim mais fortes. O mais antigo MMORPG é o Tibia (1995), porém existem outros grandes jogos famosos como Ragnarok, Grand Chase Chaos e o famoso World of Warcraft.


MMOPRG

RPG Eletrônico:

Ahhhh, esse é um dos meus tipos preferidos!
Esses são os RPGs que encontramos em videogames, que trazem grandes títulos e legiões de fãs no mundo inteiro. Um grande clássico de RPG é o famoso jogo The Elder Scrolls Skyrim, além de Final Fantasy, entre outros.
Pra mim, existe uma grandes jogos eletrônicos de RPG ainda desconhecidos pelo público e eu irei fazer uma resenha deles, pois existem muitos jogos bons por aí pessoal, não é porque não é famoso que é ruim! Vamos abrir essa mente!
Os típicos jogos de RPG eletrônicos, são geralmente medievais. Nesses jogos conseguimos encontrar uma grande variedade de armas, armaduras, classes, raças, inimigos de todos os tipos, NPCs, monstros, magias e todas as maravilhas do RPG.

Skyrim


Mas e isso aí pessoal, gostaram dessas explicações?
Qual você prefere??

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

18 comentários

  1. Meu sonho sempre foi jogar RPG de mesa! Como nunca pude, joguei World of Warcraft por 10 anos, foram os melhores anos da minha vida, sem dúvida. Fui casual no Vanilla, Hardcore no Burning Crusade e parte do Wrath of the Lich King. Depois passei a casual no Cataclisma, Mists of Pandária, e dei uma parada quando entrou o Warlords. Sinto muita saudade...
    Agora tenho jogado Tree of Savior quando posso, é bem legal ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não sabe o que está perdendo! RPG de mesa é maravilhoso! Tente procurar algum grupo na internet que usam o RPG de mesa, mesmo de maneira virtual.
      Não me considero hardcore em nenhum jogo porque gosto de ser mais tranquila, jogar mais de boa, sem pressa, só apreciando mesmo ahahahha (acho que é o costume de jogar 95% das vezes offline que acabou me tornando desse jeito), mas mesmo assim o amor pelos RPGs nunca passam! ♥
      Você mencionou grandes jogos! O Tree of Savior eu também tenho, mas não tive oportunidade de jogá-lo ainda.

      Excluir
  2. Costumo jogar com meu marido RPG de mesa, mas tem uns meses que fizemos uma rodada na casa de uns colegas de trabalho e unimos nossas capacidades de mestrar e ficamos de fora, eu com o roteiro e ele como mestre em campo e interpretando os NPCs. Nunca joguei outros RPGs eu sou apaixonada por RPG de mesa. Temos um projeto de começar um grupo de RPG via Whatsapp, vamos mestrando por audios e/ou mensagens e imagens pra um grupo fechado que tem um horário definido para se reunir, acho que seria interessante.
    Ótimo post! \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que delicia! RPG é tudo de bom né? Eu já tentei jogar aventura solo, mas teria que imprimir os livros pois na época não tinha encontrado nenhum para comprar.
      Já tive muitas aventuras de mesa, e quando não era possível joguei tantos outros no computador ou nos videogames. Realmente é uma paixão que carrego comigo.
      Sua ideia é ótima!!

      Excluir
  3. Como não jogo (sério, nem Mario eu consigo jogar kkkk) não tinha muita noção das variedades, mas acho muito legal o RPG de mesa, e depois que vi as crianças jogando em Stranger Things, fiquei afim de jogar também! XD
    Um beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa observação! Sabia que estava faltando algo no meu post, vou edita-lo e mencionar sobre o Stranger Things! Você pegou a referência, exatamente! Aquilo é um RPG de mesa e é maravilhoso jogar! Super recomendo!

      Excluir
  4. Quero muito começar a jogar RPG. O único RPG assim, que tive contato foi no estilo "Aventura Solo", com um livro, mas tem tempo... Eu nem sabia o que era RPG direito rs Esse live action, já vi na série Supernatural rs

    🌺 www.belezaculta.com 🌺

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É demais, não é mesmo?
      Sou apaixonada! Se eu pudesse eu jogava seeeeempre! ♥
      Tem que jogar menina, dá uma olhada pra ver se tem alguém que mora perto de você que joga pra fazerem um grupo! Tenho certeza que você vai amar!

      Excluir
  5. Gostei de conhecer os tipos de RPG, atualmente eu só jogo LoL e to me dedicando pra melhorar a cada dia, fora a faculdade, então evito fazer muitas coisas juntas senão sai tudo uma merda. Eu sempre ouvi de Dungeons and Dragons e nunca reparei que era o mesmo do desenho velho akjsdalksdjas nub Bateu a vontade de jogar, claro, se não tiver a uni, ou se ela for mutada.
    www.rumorandhorror.blogspot.com
    www.instagram.com/ScornOfMoon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é essa vida de conciliações! É complicado, eu amo muito, mas muitas vezes não consigo me organizar bem para poder jogar sempre.
      A uni é tenso né? Dá vontade de deixar lá pra morrer hahahahahaha!

      Excluir
  6. meu marido joga o WoW e pra mim aquilo é muita informação. um dia até criei um personagem e nem andar consegui hahahaha
    acho que pra mim seria melhor um de forever alone. não gosto de jogar com outros por que não quero batalhar, quero seguir minha vidinha em paz sabe?! vou procurar me informar do aventura solo hahaha
    queria muito ser social pra jogar de mesa, mas não rola, prefiro ser espectadora mesmo!
    o skyrim eu que insisti pro alexandre jogar, entre mmorpg e eletronico, mil vezes eletronico, esses eu consigo entender o que ta acontecendo!!!
    adorei o post e quero os proximos!
    Flavi, te indiquei numa tag, aqui o link https://nanalaraujo.blogspot.com.br/2016/10/tag-irmandade-das-blogueiras.html

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haiuhoauihoaiuhaoi sei como é. Muita gente não tem muita "aptidão", não sei se essa é a palavra chave hahahah pra jogos. Mas infelizmente é assim, todos jogos tem batalhas, lutas, brigas, guerras, e a gente sempre tem que se posicionar de alguma maneira pra ir adiante.
      Farei sua TAG daqui alguns dias! :D

      Excluir
  7. O Meu namorado ama RPG tanto o de mesa, quanto o online! Acho bem interessante embora nunca tenha chamado a minha atenção a ponto de eu querer participar, mas acho que se um dia rolasse por aqui um live action, seria muito divertido, é mesmo bem teatral e ficaria super empolgada para escolher o figurino haha Beijos!
    http://colorindonuvens.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, mas você nunca nem ao menos tentou se envolver na história? Eu acho tão emocionante! *-*
      Eu só não dou conta de mestrar, porque acho que não tenho capacidade pra isso ahahah! Mas jogar é tão bom!

      Excluir
  8. Acho que só não fiz até hoje o live, podíamos marcar pra fazer algum dia! (apensar que jogo mega mal XD) achei a citação de WoW no MMORPG super digna viu! Sobre o de aventura solo, imprimi um livro pra Juju mas era meio difícil pra ela na época e ficou guardado, se você quiser te empresto pra você dar uma olhada, o nome é A Cidadela do Caos é bem interessante. RPG é vida gente, faz super bem pra quem joga =D ótimo post Flavi, super bem explicado! beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahhahaha imagina que loucura fazer um live? hahahahaha iam querer nos mandar pro CAPS!
      Nem tinha visto seu comentário, super desculpa!
      Eu já ouvi falar desse RPG que você citou, ele tem uma sequencia de uns 20 livros. Mas infelizmente alguns só existem em meio físico! =/
      RPG realmente é vida! ♥

      Excluir
  9. Eu nunca joguei RPG mas devo dizer que o tema me fascina! Acho que gostaria de experimentar a versão de mesa mesmo, que solta bem a imaginação!
    Adorei o post, super informativo e ajuda bem a esclarecer até os mais leigos no assunto, como eu... kkkk
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve experimentar! É demais, poder ser simplesmente o que quiser, como quiser!
      Nada melhor que libertar a mente! ♥

      Excluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!