Ser blogueira não é fácil!

14:20

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem com vocês? Muita gente acha que ter um blog e ser blogueira é muito fácil, tudo muito lindo, um mundinho perfeito. Mas estou aqui pra levantar questões que você vai entender que não existe nada fácil. Mas afinal, como é ser blogueira?Vem ver essa postagem que eu expliquei tudo!

Ser blogueira é fácil?

"Ah, mas ser blogueira é muito fácil! Afinal, você só escreve lá e pronto!" (...) Não, não é tão fácil! Ah não ser que você simplesmente copie o trabalho pronto dos outros. Aí fica realmente fácil porque não houve nenhum esforço em cima daquilo que foi feito. Aliás, que tal a gente voltar um pouco no princípio de tudo para analisar o "quão fácil" é a vida de uma blogueira?

Tema da postagem:

O primeiro item dessa lista de "afazeres" de uma blogueira é pensar no tema da próxima postagem. Qual tema devo abordar? Dentro deste tema, o que seria interessante abordar? É necessário pesquisar? Buscar informações relevantes, jogar as ideias todas num papel e finalmente partir para a escrita. Dizendo assim é fácil, mas quem trabalha com blog ou leva isso como um hobbie passa horas e horas simplesmente pensando e colocando as ideias no lugar. 

Escrevendo o post:

Depois de amadurecer a ideia, é hora de jogar tudo num papel, ou no próprio campo de postagem do blog. É hora de escrever, escrever, escrever e escrever. Ver qual frase ficaria melhor, se está dentro do contexto, procurar palavras que não sejam de difícil entendimento, ler e reler, procurar erros, verificar títulos e parágrafos até finalmente chegar ao fim da postagem. E nisso já se foram mais longos e logos minutos. 

Imagens e Vídeos:

Depois de ter escrito e revisado, bora procurar imagens que sigam de acordo com o que você gosta ou com a ideia que pretende passar naquela postagem. E agora? Procurar imagens ou fazer imagens? Aprender a usar o Corel, Photoshop, Illustrator ou quem sabe um PhotoFiltre? Usar o Canva? Procurar itens para alguma montagem? Quem sabe isso tudo? O que falta? Quais detalhes devo colocar?
E nisso, já se passaram mais algumas horas. Ou seja, só nesses 3 itens para serem feitos, devem ter passado já pelo menos umas duas horas. E bora fazer mais alguns testes, e uma revisão para ver se está tudo ok!

SEO:

Depois de tudo pronto, bora acrescentar as edições de acordo com as dicas de SEO para que o blog alcance uma maior visualização. Se você não sabe o que é SEO e como fazer, basta clicar aqui e ver a ultima postagem!

Divulgação:

Ufa! Depois de todos esses passos e com tudo pronto, chegou a hora de divulgar! É hora de encontrar grupos específicos no Facebook, compartilhar no Google +, Instagram, enviar E-mails, comentar em outros blogs... Quem sabe procurar parcerias? E nisso são mais horas e horas e horas... 

Tempo:

Existem aquelas pessoas que além do blog também se dedicam a um canal, outras são donas de casa, estudantes, mães de família... Como viram não é apenas escrever qualquer coisa, jogar qualquer imagem e deixar que o sucesso venha aos seus pés. Tudo requer tempo, pesquisa, estudo e dedicação. 

Responder Comentários:

Isto não é algo fixo de todas blogueiras, mas eu faço questão de responder a todos! E quando gosto muito do comentário faço questão de visitar o perfil da pessoa e se ela também tiver blog, eu gosto de ver as postagens, comentar em algumas, retribuir o carinho e isso também gera TEMPO!

Plágio:

Você fica horas pensando em um tema que você ame, e que seja agradável e útil ao seu leitor. Depois de desmembrar todas essas ideias, coloca a escrita em prática, pensa em quais imagens se encaixariam melhor naquele post, faz revisão de cada detalhe, divulga na melhor maneira possível e aguarda ansiosamente por um bom e grande retorno. Aí chega um FDP (sim, eu falo palavrões no meu blog), copia todo o seu conteúdo na maior cara de pau, e quem paga o pato é aquela pessoa que ficou horas e horas fazendo algo para agradar ao seu leitor. Não é nenhum pouco justo você querer ter sucesso em cima do trabalho do outro, que gastou horas de sua vida para trazer conteúdo na blogosfera mesmo que ele tenha feito aquilo somente como um hobby. 

Hatters:

Ser blogueira não é fácil. e além de tudo isso ainda existem pessoas que adoram desvalorizar o tempo que a blogueira gastou fazendo aquilo. Escrevem palavras de ódio, críticas sem embasamento, adoram encher de comentários inúteis, ofensivos, invasivos... ou seja, além de todo trabalho, ainda tem que ter psicológico para lidar com pessoas que não tem mais o que fazer e ficam querendo detonar a vida do outro. Acha que isso é fácil?

Depois de tudo isso ainda tem gente que acha que é fácil! Não é mole não né galera? Quem ainda mantem um blog como trabalho ou por amor, também rala, e rala muito! Vamos dar valor o tempo que o amiguinho gastou pra fazer aquela postagem POR VOCÊ! Novamente, repito, mais amor na blogosfera!

Amor por blogar

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

44 comentários

  1. Gente, que inveja, eu não escrevo um post em duas horas nunca rsrsr às vezes levo dias de vdd, mas é igual vc disse Flavi, aliás vc disse td nesse post! A gente se dedica, pesquisa, escreve, reescreve, se coloca no lugar do leitor, ilustra, divulga, comenta, responde... ufa! Eu falo que sim uma emprego adicional que na maioria das vezes não tem lucro mas eu acho que bons comentários e boas interações já me pagam o pouco tempo de blog q tenho ^^ por sorte eu ainda não tive problema com hatters mas sei que existem e torço para não me deparar com um deles. E acho que mt gente acha que ser blogueira é ser rica, mas novamente como vc disse, somos pessoas normais com vida, com estudo, casa, trabalho. Por isso acho importante valorizar o trabalho e se não concordou ou não se identificou com a postagem, não há necessidade de xingar é so fechar a janela né?! Lindo post Flavi! beijos beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É cansativo a maioria das vezes, mas quando a gente gosta muito de algo, a gente luta para aquilo dar certo. Muita gente acha que é fácil, que tudo fica pronto em 5 minutos e não é nada daquilo!
      Por isso é bom semear amor, para tentar colher amor. Como disse, realmente o lucro, vulgo dinheiro, nem vem pras nossas mãos! Então no mínimo seria bom um comentário agradável não é mesmo?
      Nossa vida não é só virtual, somos pessoas de sentimentos e temos muitas outras coisas a fazer em nossas vidas. Mas falta um pouquinho de empatia do outro lado, isso que torna a blogosfera complicada. =/

      Excluir
  2. Realmente, como é cansativo ter blog, lidar com tudo isso e ainda ter uma vida pessoal e todas as responsabilidades de uma pessoa normal. Como as vezes as pessoas são desdenhosas de todo esse empenho.
    Muito bom o post, fez um apanhado geral da luta que é manter os nossos pedacinhos de mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota cansativo nisso Lila! Quem não conhece costuma julgar bastante, mas nem faz ideia do quanto a gente rala pra isso aqui dar certo!

      Excluir
  3. blog é paixãozinha! <3 às vezes pensava em algo e esquecia, agora anoto tudo em um bloquinho para fazer post! haha
    =***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai!!! Também faço isso para não me perder nunca!!!

      Excluir
  4. Essa vida não é fácil mesmo! Hoje eu ainda tava pensando sobre a frequência dos posts do meu blog, eu realmente gostaria de escrever mais vezes, mas dependo da disposição da minha criatividade hauahau (e infelizmente ela não é frequente :/). Além do que, levo muito tempo para escrever, ajeitar e editar tudo também. Fico admirada. Fora algumas distraçõeszinhas, tipo, se abro para escrever no blog, não pode haver guias com Facebook por exemplo, pq senão a produção do post dura dias hahaha
    Abraçz

    http://motivospelosquaisestoufelizhoje.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também sinto o mesmo! Queria poder ter mais tempo para postar mais, divulgar mais, mas a faculdade + trabalho não deixa! E sem falar nos dias que bate um bloqueio de criatividade mesmo, aí é tenso!!
      Me distraio super fácil também! Por isso preciso impor metas! :P

      Excluir
  5. Muito legal o post! Com certeza é muito mais difícil e trabalhoso do que parece, mas ainda acho que é um trabalho muito recompensador :)
    Abraço! :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, quando aparece qualquer comentário pra gente, alguma palavra de carinho ou até mesmo alguém que sinta da mesma forma é muiiiiiiiiiito bom!
      Por isso não abandonei até hoje! Amo demais!

      Excluir
  6. Ser blogueira é tudo, menos fácil hahaha!!! Exige tempo, conhecimentos, disposição, criativdade, e muito amor! E eu também faço questão de responder todos os comentários que recebo, e quando tô com tempo livre ainda retribuo as visitas, o que dá um pouquinho mais de trabalho. Mesmo assim, é muito prazeroso, porque é uma coisa que eu faço com amor <3
    Beijos!
    www.umatalxavier.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo nessa sua primeira frase! Conseguiu puxar lá no fundinho da alma exatamente o que eu queria dizer ahahhaha! Retribuir gera mais tempo ainda né?
      Mas quando se tem amor, a gente até deixa de lado os problemas!

      Excluir
  7. Quando recebo comentários, como a blogueira acima (concordo com ela e também sou assim) libero logo os comentários das minhas leitoras e logo respondo e retribuo as visitas para conhecer seus blogs!
    Todo dia estou conhecendo blogs diferentes, o seu inclui nessa e gostei da postagem, parabéns!
    A maior alegria é poder ler um comentário de leitores que reconhecem seu trabalho ou ver que você ajudou através do seu post.

    Universo Prático Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Sabrina! Compartilho do mesmo sentimento. Acho que a maior motivação que temos pra continuar escrevendo é pelos nossos leitores. Algumas pessoas escrevem apenas pra desabafas mesmo, mas é muito importante dar atenção a algum recadinho deixado na nossa página não é mesmo?
      Também amo amo amo conhecer blogs novos! <3

      Excluir
  8. Demais!!!
    E quando a ideia não desenvolve??? E quando as imagens ou editores de imagem não ajudam? E quando cai a net? E quando tem a ideia e perde a vontade? E quando tem a vontade e não vem a ideia?
    Nem tudo o que parece fácil realmente o é, né?
    E quando a pessoa não é organizada??? hahaha Acho que só piora!!!
    Adorei teu post. Esclarece muita coisa pra quem nem faz ideia do que a gente passa nesse meio.
    Parabéns!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa você levantou muitos pontos importantes que não cheguei a citar no texto! Ninguém sabe a raiva que a gente passa com esses detalhezinhos né? Quem não conhece acha que é muito fácil, por isso muitas pessoas desistem logo, acham que é uma coisa e na prática é outra!

      Excluir
  9. Requer muita paciência mesmo.
    Eu ando me sentindo meio bad por abandonar o meu bloguinho, mas a vida segue, heuhe!
    Beijão Flavi <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Eu to pelejando pra não desistir, mas tem dias que me sinto na bad tb!
      Não é nada fácil! >_<

      Excluir
  10. Eu ainda sou uma blogueira girino, mas realmente não é fácil. Como eu estou no último ano da faculdade, ainda não consigo me dedicar totalmente ao blog, mas dá um trabalhão danado sempre que resolvo postar. Ainda não tenho haters, mas tenho certeza de que não me importaria.. gente desocupada na internet é o que mais tem, não tem porque dar bola hahaha. Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou na faculdade, mas me faltam um tempinho aí. E eu também queria poder me dedicar muito mais ao blog, mas é muito complicado conciliar o tempo com todos os afazeres. E sobre hatters, você disse tudo! Gente que semeia ódio gratuito não tem muito o que fazer não é mesmo?

      Excluir
  11. Se eu pudesse imprimia o seu post e mandava distribuir. Concordo com você plenamente, e acho que muitas pessoas pensam no glamour que existe na blogosfera e realmente esquecem o que existe por trás. Você citou coisas muito importantes e que realmente acontecem, o que mais gasto tempo é procurando imagem, faço o texto a maioria no word, só minhas poesias que as vezes faço no papel porque são feitas quando a inspiração vem, e ela pode vir em qualquer lugar, até no guardanapo e no encarte de loja já escrevi. Adorei o post, e nem sabia que não te seguia, então agora está mais fácil achar.
    Excelente post! bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hiauhoaiuhaoiua, pois é né? Todo mundo acha que a gente é atoa! Mal sabem o quanto ralamos diariamente pra manter isso de pé!
      Obrigada por seguir, vou lá visitar o seu cantinho também! <3

      Excluir
  12. Realmente, ser blogueira tem todos esses obstáculos que vamos aos poucos nos acostumando e criando experiência.
    Tinha um tempo atrás que eu tinha MUITA dificuldade em achar temas para minhas postagens, pois eu não fazia muita pesquisa e não ficava muito ligada em redes sociais, pesquisas, instagram, etc. Hoje em dia vejo o quanto tudo isso é importante, pois tenho até idéias demais :)
    No meio disso, divido o tempo com meu emprego e vida pessoal... então podemos dizer que não é fácil, mais também não é impossível - baste se organizar.
    Beijo,
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, as redes sociais são forte influência nas temáticas que podemos abordar no blog! O mais legal é fazer o que ninguém fez! Ser diferente!
      Minha vida é uma baita correria, eu preciso aprender a me organizar melhor, mas por enquanto está dando tudo certo! <3

      Excluir
  13. Muito obrigada por este post, as pessoas acham que é tudo uma maravilha, simples e fácil, mas ter um blog dá um enorme trabalho. A gente ama bloggar e isso se torna divertido, mas não diminui o fato de ser difícil e trabalhoso. Sem mentira nenhuma, ontem depois que cheguei da aula fiquei até umas 3h da manha terminando um post, requer muito tempo ne? Isso quando a gente não encontra um bloqueio criativo no meio do caminho, não tem tempo por conta da rotina ou quando o nosso pc estraga (aconteceu comigo no começo do ano). A verdade é que a gente se desdobra em mil ne? Faz de tudo um pouco. Não merecemos ouvir que é tudo muito lindo, trabalhamos muito pra que nosso esforço seja recompensado. Amei o post e concordo com tudo que vc trouxe, bem pontuado tudo.

    Beijosss,
    Pinguimtagarela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo se identificou né? As pessoas que não blogam não fazem ideia do quanto é complicado manter isso de pé!
      Acho que é amor mesmo, único motivo por nos manter ainda aqui, não é mesmo?
      Obrigada por seu comentário!

      Excluir
  14. eu me pergunto de onde as pessoas tiraram isso de que "ser blogueira é fácil" o.O tem tudo isso que você falou e mais um pouco! além de eu ficar muito tempo tirando as fotos, tem que editar, preparar o post... depois tem toda a divulgação... tem que se esforçar bastante pra conseguir manter um blog bem atualizado, e isso explica porque não são todas as blogueiras que recebem tanto reconhecimento: tem algumas que nem se importam.

    seu post ficou muito verdadeiro é incrível <3 várias pessoa deveriam ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo Luana! Exatamente isso!
      Obrigada pelo comentário! <3

      Excluir
  15. Amei o post, é bem isso mesmo! Ter um blog dá trabalho, tem muita gente que acha que é fácil, que é só sentar a bunda na cadeira que a gente consegue escrever em um passe de mágica, mas não é bem assim pra escrever um conteúdo de qualidade requer um certo tempo e pra alcançarmos mais pessoas somente com dedicação mesmo.Agora com o canal também, quase todo tempo livre que tenho estou me dedicando ao canal e ao blog, não é fácil mas é uma coisa que eu gosto!
    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota trabalho nisso, né Carol?! É complicado! Acham que tudo isso fica pronto em 5 minutos, quem dera!

      Excluir
  16. Descreveu perfeitamente!As pessoas acham que é fácil, mas não é bem assim não. Leva algumas horas do nosso dia para preparar um post legal, buscar informações, estar sempre atualizado, encontrar um meio de se comunicar com o leitor, para ter pessoas dizendo que não dá trabalho. Porque dá sim. Cada post leva mais de duas horas para ficar pronto, e para quem tem outras obrigações além do blog, mais de duas horas é muito tempo. Por enquanto ainda não aconteceu comigo de alguém ir no blog e despejar palavras destrutivas, mas já vi em outros, e acho o fim quando alguém faz isso. Ainda não entendo o que leva alguém a ir na página da pessoas tentando destruir ela, como se isso fosse acrescentar alguma coisa na vida de alguém. Se não gostou, é só não voltar no blog. Simples. Beijooos, adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior da internet é esse ódio gratuito. A pessoa ta lá fazendo um favor de apresentar algo legal e vem aqueles malditos anonimos/fakes cagando pelos dedos...

      Excluir
  17. Acho que a escrita fica mais difícil quando criamos a questão da obrigação, tipo, escrevo por experiência por aquilo que vivencio, um comentário que vejo nas redes sociais, uma notícia, algo que aconteceu no meu dia que acho relevante, anoto no meu rascunho e quanto tenho tempo sento e escrevo algo... assim sempre tenho conteúdo. rsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, essa questão de obrigação é complicada. Tem que fazer quando pode, quando dá, e quando a gente tá bem. Fazer algo forçado não gera retorno nenhum!

      Excluir
  18. Que post mara! É tudo mt real: ser blogger nao é nada facil...mas é gostoso, né? Apesar das dificuldafes, é bom demais!

    ResponderExcluir
  19. Fora que os tempos passados como no ano de 2012 e 2013 eram os melhores na blogosfera. As pessoas comentavam mais, opinavam mais. Eu particularmente prefiro esses tempos que o atual. A comunidade na verdade era mais unida e ativa. Vários blogs foram excluídos e muita gente acabou desistindo :c. Não tá fácil para ninguém mesmo.
    Sobre ideias é algo complicado mesmo, pq ás vezes bate aquele bloqueio criativo que olha... demora pra passar. Mas a blogosfera sempre foi um lugar muito querido para mim. Adoro passar o tempo que tenho blogando <3

    http://b-adangel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, era tudo tão diferente de hoje em dia, não é mesmo?
      Sinto falta de tudo isso também! =(
      A gente só se mantem aqui por amor mesmo, senão já teríamos caído fora!

      Excluir
  20. Nossa, babe esse é aquele tipo de post de utilidade pública ❤

    Acho que o plágio é o mais difícil de lidar, porque às vezes a cara de pau e tanta que você fica com vontade de cometer uma mini loucura, né?

    Beijos
    www.supimpagirl.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahahaha muito obrigada Viviane! ♥
      Sim, plágio é tenso! Sempre ensinava isso pros meus alunos nas aulas de informática! Dá vontade de matar um mesmo hahahha!

      Excluir
  21. Não é fácil ser blogueira mesmo! Ainda mais quando se pensa em fazer algo com conteúdo diferenciado, né? Envolve pesquisa e tudo mais que leva tempo! Eu sou de ficar de 2 a 3 horas pra deixar um post do jeito que eu quero (e quando termino ainda volto pra editar algo que esqueci kkkk). E os haters, bem, nem vou comentar né. As vezes você passa horas fazendo algo bacana e ninguém elogia pra não dar o braço a torcer, mas basta ter um pingo fora do i que vem alguém encher o saco hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, aja paciência não é mesmo?
      Tudo é extremamente trabalhoso!
      Tem dias que as ideias custam a amadurecer, ai são várias horas também!
      Hater então, nem se fala!

      Excluir
  22. Poe trabalho nisso. Eu sou m~e e dona de casa. Eu escrevo no blog enquanto meu filho dorme. É complicado. Eu também respondo todos os comentários e retribuo todos aqueles que forem relevantes e isso demanda tempo. Ainda quero tornar o blog em meu trabalho, mas sempre com muito amor e dedicação

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, nada é em vão aquilo que dedicamos tempo e amor. Sempre tem algum retorno positivo pra gente durante a vida. Espero que consiga conciliar seus horários e nunca abandonar seu cantinho! ♥

      Excluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!