Não deixe a blogosfera morrer!

01:31

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão Tudo bem com você?! Estou a muito tempo pensando neste assunto e resolvi fazer um pequeno desabafo. Percebo que a blogosfera está cada vez mais sem valor.
E é este assunto que hoje eu gostaria de debater com vocês...

Blogosfera está acabando


O início da blogosfera:

Quem já acompanhou outras postagens minhas em que mencionei sobre este mundo da blogosfera sabe que estou aqui neste mundo a muitos anos. Darei uma breve resumida para quem ainda não conhece minha história. Eu sou blogueira desde minha adolescência, em torno de meus 13/14 anos. Mais de 10 anos se passaram desde então e eu tenho experiência o suficiente para dizer que muita coisa mudou em torno desses anos que se passaram.
Os blogs já foram uma grande febre! Existia na época uma plataforma gratuita chamada weblogger, onde muitos blogueiros tinham seus blogs cadastrados por lá. Até que um dia a empresa foi falindo e deixou de existir. Com a extinção do antigo weblogger, fiquei muito tempo sem blogar, até finalmente encontrar o blogspot e recomeçar essa jornada. Porém quando voltei percebi como tudo estava diferente. Antigamente os templates eram completamente diferentes, os blogs mais sofisticados eram aqueles extremamente coloridos, chamativos, cheios de efeitos em mouse, plaquinhas nas laterais, gifs animados com gliter e tudo mais. Tudo o que era legal na época, não é mais legal nos dias de hoje. Podemos observar o quanto o estilo dos blogs mudaram, através de seus templates. Hoje, quanto mais "clean", melhor o blog apresenta ser. Mas mesmo assim, acho que toda essa mudança não foi suficiente para manter o foco na blogosfera.

A Era do Youtube:

Youtube x Blog


Juntamente com esta mudança na blogosfera, podemos observar o grande salto do Youtube. E é exatamente esta questão que eu queria chegar.
Pude perceber uma quantidade absurda de abandonos relacionados a blogosfera. Muita gente migrou para o conteúdo audio-visual e abandonou os grandes textos que sempre envolviam o leitor. O youtube é prático para quem vê, conseguimos nos expressar melhor, mostrando para quem está do outro lado, como nós verdadeiramente somos. Não digo que o youtube é ruim, eu amo vários canais! Mas mesmo os grandes canais, que ainda possuem blogs, não existe mais a grande quantidade de interação como existia antigamente. Vejo Youtubers grandiosas que ainda se empenham com o blog e não recebem quase nenhum comentário. Nisso me pergunto, será que as pessoas não tem mais interesse em ler? Será que o conteúdo escrito não é mais tão importante quanto os videos?
E eu vou levantar mais um questionamento, existem pessoas que conseguem facilmente gravar vídeos, são desenvoltos, falam bem, são criativos... mas eu mesma tenho um grande bloqueio com isso, e acredito que muitas pessoas que ainda estão na blogosfera também têm. Não é todo blogueiro que tem vocação para gravar vídeos, e podemos também observar que aqueles canais onde não são bem gravados ou editados, o retorno é quase nulo.

Não deixe o blog acabar

Não deixe a blogosfera morrer!

Muitas pessoas desistem por não ter nenhum retorno em seus blogs, se empenham, pesquisam, e amam o que fazem... sem contar na onda de ódio que está se espalhando pelas internet... Mas onde está o encanto que tudo aquilo do passado nos proporcionava? Onde estão aqueles leitores assíduos? Onde estão as pessoas que se apaixonavam com um pequeno texto que o fizesse se identificar com os fatos escritos? Onde estão as pessoas que passavam horas e horas lendo o conteúdo de um blog que era tão apaixonante de se ver? A blogosfera está morrendo!
Percebo também que o restante dos blogueiros que ainda se empenham para manter a blogosfera ativa, está cercada de maus hábitos. Uns querem ser mais que os outros, amam ostentar e apontar o dedo para quem não tem condições. Desejam ter algo que o outro tem, mas não são capazes de correr atrás e nem se importam em saber como o outro conseguiu alcançar aquilo. Não visitam outros blogs, para que os outros não tenham acessos, afinal, só você merece manter destaque nesse mundo onde está ficando cada vez mais minúsculo.

Amo meu blog



Mais amor na blogosfera!

Apesar disso tudo, estou aqui encarecidamente para fazer alguns pedidos. Ajude e incentive o outro na criação e manutenção de seus blogs. Seja receptivo a quem pedir ajuda. Corra atrás dos seus objetivos, e não inveje quem conseguiu algo a mais tempo que você. Não semeie ódio. Aprenda com os erros e ouça os mais experientes. Divida experiencias e saiba ouvir críticas construtivas. Visite outros blogs, deixe um comentário receptivo e amigável. Responda seus comentários sempre que possível. Ajude na divulgação quando achar necessário. Não copie conteúdo alheio, e quando se inspirar nele, dê os devidos créditos. Dê sugestão de ideias para novos posts ou quem sabe até dicas para melhorar o conteúdo de outros blogs. Não desmereça alguém que tenha conteúdo diferente do seu. Não veja apenas vídeos, mas comente também nos blogs. Faça amizade com outros blogueiros. Na blogosfera tem espaço para todo mundo, e se todo mundo se ajudar, todo mundo cresce junto. Não deixe a blogosfera morrer! 

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

24 comentários

  1. Isso de blogueiros se achar já tinha quando começamos, lembro bem!
    O problema pra mim não é a pessoa não comentar, as vezes tu só não tem o que dizer, não tem nada além pra acrescentar, o problema é que a interação no blog acaba aí, com o YouTube tu curte e pronto. É mais fácil mesmo
    Por isso quero colocar os botões de curtir, assim o leitor interage sem precisar comentar, o ruim é fazer ele ler. Perdemos pra vídeos por isso, com um vídeo tu pode fazer outras coisas enquanto assiste, já lendo um blog não =\
    Gostei muito do post!!!
    Beijos

    Fala Tef http://www.nanalaraujo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até concordo em partes. Mas não gosto do rumo que isto está tomando. Até porque, incentivar a leitura é algo muito bom para o raciocínio, ao invés da pessoa apenas ver e ouvir. Por isso a intenção é tentar dar um up na blogosfera, fazer com que as pessoas reconheçam o seu valor e não abandonem os blogs já que muitas blogueiras já estão fazendo isso... =/

      Excluir
  2. Eu comecei em 2011 num blog de uma amiga e em 2012 criei o meu. Tb percebo uma queda de interesse de lá pra cá (isso que nem faz tanto tempo). E sim, é "culpa" do youtube haha. Muitas pessoas me falam: "Faz vídeo pro youtube". Mas não, não quero, não me sentirei bem, (não por enquanto), eu gosto é de escrever, pena que as pessoas estão com preguiça de ler, esta é a palavra -p r e g u i ç a- trágico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Michele, isso é complicado. Eu amo a blogosfera, amo conhecer blogs novos, amo ler, me identificar, ter contato... Mas as pessoas estão ficando cada vez mais distantes disso tudo. O que fazer para melhorarmos isso? Não podemos deixar a blogosfera acabar! =(

      Excluir
  3. Ai meu coraçã1!!! Um tiro atrás do outro! Mas tiros de verdade e de amor de uma blogueira!
    Esse negócio de que o povo tá parando de ler, é uma coisa que me assusta porque em vídeos, você pode simplesmente pular para a parte que te interessa e é por isso que tá faltando INTERPRETAÇÃO no que a maioria das pessoas entendem.
    Ás vezes, tenho até medo do rumo que a internet tá tomando mas continuo aqui, quietinha construindo meu conteúdo e fazendo amizades, sem deixar a peteca cair quando alguém finge ser mais porque acha que vai longe na vida. Nesse caso, apenas acredito em KARMA!
    Amei o post, Flavi!
    A Bela, não a Fera | Youtube A Bela, não a Fera | Fã Page no Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas coisas que mencionei no texto realmente me assustam! Também fico pensando, onde estaremos daqui a alguns anos? As pessoas não interessam mais em ler! Isso é um absurdo! Não quero que a blogosfera morra!

      Excluir
  4. Eu particularmente prefiro ler que assistir vídeos. Pode ser por minha natureza "ansiosa" pq consigo ler um texto de forma mais dinâmica, já um vídeo acho massante e acabo pulando ele inteiro até achar o q estou procurando no meio dele. E olha que geralmente vejo mais DIY.
    Apenas discordo com relação a desistir por falta de retorno. Acho que sou a única esquisita que desistiu porque estava tendo retorno demais. Só que eu não estava mais a vontade em um blog onde eu cativei um público que não gostava de ler posts pessoais, e só queriam os freebies que eu fazia.
    Comecei tudo de novo e estou amando. Sou blogueira desde 99 e as amizades que fiz naquela época, sem redes sociais, apesar de não ter mais contato, são as que mais tenho saudades.
    Também sinto falta de pessoas que lêem nosso blog e seguem ele, não só por que achou maravilhoso o conteúdo, mas porq uerer manter contato. Eu fiz meu blog do zero no Blogspot pra poder seguir e ser seguida, e apesar de eu seguir muitos blogs que tenho carinho em acompanhar, percebo que não é recíproco, ai a gente acaba desanimando mesmo.
    Mas no que depender de mim, o meu bloguinho vai continuar sendo amorzinho retrô anos 2000 ushaushuas
    Um beijo ♥

    https://euinquietamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também gosto de vídeos objetivos, quando começa a enrolar demais eu taco lá pra frente. Eu acho que entendo como você se sentiu em relação ao seu blog. É uma questão complicada. Mas fico feliz que não tenha desistido por completo, mesmo com todos esses empecílios que temos na blogosfera! Quando a gente faz com amor, e se sente bem com aquilo, não existe nada melhor não é mesmo?
      Também sinto saudades dessas épocas, tudo era tão diferente, que até me assunto em comparar com os dias de hoje...

      Excluir
  5. Se eu pudesse, ia aí e te abraçava, pq esse texto é td o que eu queria ler! *-* Antes, os blogs eram quase que exclusivamente pessoais, pq quem escrevia neles os tinha como uma das poucas maneiras de ser eles mesmos, e compartilhar com outros as suas dificuldades, os seus gostos e tudo mais. Eu mesma tive blogs na adolescência onde postava poemas, e era só uma diversão, um meio de expressão, e lembro de blogs seguiam essa linha. Hj parece que existe outros tipos de pessoas que escrevem blogs, e com outuros objetivos. Sabe, eu tenho comigo a ideia de que os outros meios, entre eles o virtual, são reflexo do meio real, e se a gente for parar pra pensar, a vida em sociedade anda meio doentia. É gente correndo, sem tempo pras coisas mais importantes, a mania horrorosa de querer que o sucesso venha rápido e fácil, a competição no meio profissional e acadêmico. Muita gente que tem blog e canal hj tem q conciliar seu tempo com trabalho, faculdade, etc., e nesses ambientes existe a competição e outras coisas negativas, então chega a ser óbvio que muitos vão passar essas coisas pro mundo dos blogs. É claro que não é uma coisa boa, mas também não é surpresa. Eu acredito que se não quisermos que a blogosfera seja enterrada de vez, temos de continuar a fazer aquilo que estamos fazendo, blogando por amor e nos unindo com aqueles que fazem o mesmo.

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então vem cá e me dá um abraço virtualmente! o//
      Concordo 100% com tudo o que você falou. Antes a blogosfera era completamente diferente do que é hoje, já tive muitos blogs de poemas góticos na época em que eu era Dark. E realmente eles eram algo muito pessoal. Depois com o avanço da tecnologia tudo foi mudando, não que isso seja ruim. Mas parece que aquela essência ficou pra trás. Não podemos deixar que isso se perca!

      Excluir
  6. Eu comecei em 2012 e senti a mesma coisa! Mas quem faz por amor... faz por amor né? Escrever é uma terapia.. eu costumo falar que o meu blog é o arquivo da minha vida :p

    ResponderExcluir
  7. Sou blogueiro desde 2012, e desde que comecei me dedico mais e mais ao meu blog. Hoje começo a colher os frutos do meu trabalho e recentemente a pedido dos meus leitores comecei a operar no YouTube também, mas não pretendo deixar o blog de lado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixa isso se perder. Percebi que seu blog é diferenciado, tive a curiosidade de ir visita-lo. Existem poucos blogs neste nicho, por isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque somos praticamente únicos, e ruim porque como não é um assunto que todo mundo gosta, nos limitamos. Meu blog era voltado para mitologia nórdica, mas não tive nenhum retorno. E meu publico era bem pouco. Por isso senti a necessidade de mudar. Mas fico feliz que tenham pessoas como você que ainda se empenham em fazer o diferente! Parabéns!

      Excluir
  8. Nem me fala..
    morro de medo desse espaço que amo tanto chegar ao "fim"
    Eu estou até tentando ir para o youtube, mas não consigo me imaginar deixando meu cantinho de lado rs
    Excelente publicação e estamos juntas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não quero que isso chegue ao fim! Não sei se consigo me ver no youtube. Porque fico muito nervosa, me perco... Vejo 30 mil defeitos... >_<

      Excluir
  9. Nossa, Flavi, comentei sobre isso com uma amiga outro dia. E destaquei principalmente o Youtube. Quando criei o meu atual blog no começo do ano, cheguei a pensar que não daria certo por causa do Youtube. Ainda não deu muito certo, mas fico feliz pelas poucas pessoas que visitam ele. Acredito que na maioria dos casos é preguiça de ler. Como disse para minha amiga, é muito mais cômodo as pessoas verem um video do que ler um texto por menor que seja. É um pouco triste, mas acredito que tanto as blogueiras iniciantes, quanto as experientes não podem desistir! Tem várias pessoas por aí, que amam blog ainda e que podem ajudar a não deixar a blogosfera morrer!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é difícil um blog conseguir dar certo sem o auxilio do youtube, como chegamos a uma conclusão, deve ser preguiça de ler nos dias de hoje, as pessoas querem tudo mastigado para engolir. Mas estamos firmes né? Espero que isso nunca acabe, porque tenho um grande amor por esse mundinho nosso.

      Excluir
  10. <3 para seu texto. Sou relativamente nova aqui, mas já notei que uma ou duas coisinhas não vão muito bem. O mais triste são aquelas pessoas que apenas se autopromovem sabe? Não se importam com mais ninguém, acham que ninguém mais deve crescer. Eu mesma, tenho um grande bloqueio para gravar videos, diferente do meu namorado que tem um bloqueio para a escrita, então escrevo e escrevo muito mesmo. Mesmo assim, ainda bem que ainda existem aquelas poucas pessoas que valorizam o conteúdo e fazem nosso dia mais especial :)
    Beijos, liga não que meus comentarios sao sempre um pouco confusos,

    Blog Insaturada
    Facebook
    Instagram do blog
    Instagram Pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Pois é, são longos anos nessa jornada, eu já ví muita coisa durante este tempo. Eu também tenho bloqueios, me sinto muito mais a vontade escrevendo. Mas como você mesma disse, acho que isso vai de pessoa para pessoa né? Mas estamos na ativa e batalhando para que isso não acabe! Espero que não desista do seu cantinho, e que distribua amor pela blogosfera!

      Excluir
  11. Que post lindo! A gente conversou sobre algumas coisas disso outro dia né? Pra ser sincera eu acho mais fácil ler do que ver os vídeos tem hora rsrsr mas é o que você falou tem gente que tem facilidade pra vídeo mas tem gente que escreve tão bem que a gente acompanha sempre! Sobre comentar, eu já fiquei tão triste tantas vezes que comentei em blogs grandes e a pessoa nem moral dá, você é só mais um número e pronto. Acho que empatia é a palavra, as pessoas tem que se ajudar mais nesse ambiente virtual pq, não há mal algum compartilhar as coisas bacanas que você vê de alguém que vc curte o conteúdo <3 eu gosto dos posts pessoais, que remetem a blogsfera antiga, gosto também do formato novo e saber dosar os dois é lindo, deixa o blog que a gente visita tão mais 'próximo' da gente né? vc vê que todo mundo é gente como a gente =) adorei de vdd! bjos Flavi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a gente comentou sobre esses fatos! Falta muita empatia na blogosfera! Também já comentei em milhares de blogs que achava lindinho, mas com a falta de retorno nos comentários e quem sabe até uma visita só pra agradecer não chegaram a acontecer. Ai a gente acaba perdendo o encanto né?
      Não custa nada agradecer o carinho que a gente tem por aquela pessoa ou aquele blog. Mas isso só afasta uns aos outros da blogosfera!>_<

      Excluir
  12. Tem como dar like nesse post um milhão de vezes? O meu blog ainda é um bebê digamos assim haha Criei ele bem no finalzinho de julho para falar sobre moda, o curso, experiências pessoais e comportamento, e antes mesmo de criar eu me sentia um pouco desanimada. Porque o que vemos hoje em dia, principalmente nos blogs de moda, são blogueiras tentando parecer mais do que são, ou mostrando uma realidade que não é compatível com o leitor, mascarando publicidade como dica de amiga e por aí vai. Claro que não são todas, ainda existem blogs desse gÊnero que eu amo de paixão, mas muitos deixei de lado porque me desanimei com o conteúdo sabe? Tinha muita publicidade, "olha como minha vida é incrível" e pouca essência de quem escreve. O pior é quando alguns blogs são cópias de outros maiores. Tudo bem se inspirar, tudo bem falar sobre o mesmo assunto, mas cadê a personalidade de quem escreve? Muitos blogs que eu acompanhava migraram para youtube, mas eu pelo menos não tenho o hábito de olhar vídeos, tenho preguiça. Prefiro um texto envolvente, com a personalidade de quem escreve, que seilá, acrescente alguma coisa no meu dia. Seja com um sorriso, uma informação nova ou até um desabafo.

    Beijooos, amei o post <3

    https://itiskimby.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 pro seu comentário!
      Mas sabe, eu acho que é justamente por isso que você comentou que não gosto muito de blogs de looks e moda. Vejo uma grande "futulidade" em alguns blogs que já cheguei a visitar, sempre a pessoa achando que sabe mais, que gosta mais, que o resto é "lixo". Por isso não costumo visitar muitos blogs com essa temática sabe. Acho que criei dentro de um certo desconforto em relação ao tema. E tem muito disso que você falou do "olha como sou feliz e minha vida é maravilhosa" e bem, não é assim que as coisas funcionam, não é mesmo? Acho certo a pessoa não sair falando os problemas abertamente na internet, mas também, acho que não podemos forçar uma falsa simpatia, ou falsa alegria. Somos todos humanos, e essas blogueiras/youtubers que são sempre assim, me dá uma certa desconfiança!
      Sobre as copias! Ah como tenho raiva disso, acho que se eu encontrasse algum blog que copiasse meu conteúdo eu ia fazer o maior barraco!!!! E olha que meu blog é pequenininho ainda!
      Ainda me sinto um pouco presa em relação ao youtube. Pouco não, muito! Não digo que nunca irei pra lá, mas enquanto eu não souber controlar meus sentimentos em relação a uma gravação eu vou ficar só por aqui mesmo! :P
      Obrigada pelo comentário!!! ♥

      Excluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!