Como melhorar o SEO do blog?

08:15

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem? Separei dicas incríveis para melhorar o SEO do seu blog. Não sabe o que é SEO? Não sabe como fazer? Vem ver essas dicas valiosas!

Como melhorar o SEO do blog

O que é SEO?


SEO é a abreviação da frase "Search Engine Optimization", em português é mais conhecido como "Otimização de busca". Na prática, o SEO seriam alguns ajustes que devem ser feitos em sua postagem para que o Google reconheça seu conteúdo como relevante e faça aparecer nas principais páginas de pesquisa do google quando um usuário faz uma pesquisa com determinadas palavras.
Quanto mais otimizado for seu site/blog, mais ele vai subir as categorias e aparecer nas primeiras páginas do google.

Exemplo de SEO:

A palavra principal do meu blog é guerreira. Ao fazer uma pesquisa com o nome "Guerreira" no google, fui visitando as páginas até encontrar o endereço do meu blog. Ele apareceu na terceira página como mostra a imagem a seguir.

SEO Blogger


Ainda preciso melhorar o SEO do meu blog para que ele apareça na segunda, ou primeira página do Google. Se quiser fazer este tipo de pesquisa, digite a palavra chave, ou palavra principal do seu blog e veja onde ele aparece na busca. Quanto mais próximos das primeiras páginas aparecer, melhor está o SEO do seu blog. Quando estamos logados no Google, ele sempre aparecerá em primeiro lugar na pesquisa, porém para saber a exata posição, é bom que não esteja logado em nenhuma conta, ou use uma janela anônima (CTRL SHIFT N).

OBS: Se você digitar o nome completo do blog quase sempre ele aparecerá em primeiro lugar, mas lembre-se, só vão digitar o seu endereço por completo quem já conhecer seu blog. A intenção dessa pesquisa é fazer com que um usuário desconhecido ao fazer uma pesquisa por determinada palavra, encontre o seu blog.

Como melhorar o SEO do blog?

Já aprendemos o que é SEO e como ele é mostrado no Google. Agora vamos seguir um passo a passo bem simples, com dicas bem fáceis para você começar a fazer em seu blog para que melhore a sua busca. Essas dicas que darei serão baseadas na plataforma Blogger, mas nada impede que você faça também essas dicas usando o Wordpress.

Usar palavra-chave no título:

Toda nova postagem deverá ser de um assunto em específico. Pensando nisso, use uma palavra-chave em seu título. Assim, quem for pesquisar por aquela palavra no Google, será mais fácil de encontrar o seu blog no meio da busca.

Usar palavra-chave no texto:

Repita o termo várias vezes durante o seu texto. Mas nada de deixar o texto extremamente repetitivo e sem nexo. Procure abordar o tema de forma relevante e use bastante da palavra-chave.

Faça uma descrição de pesquisa:

Também conhecido como "Meta Tags". Esta opção de "Descrição de pesquisa" aparece no menu do lado direito da postagem. A descrição deve ter até 165 caracteres que resumam sua postagem de forma relevante. Esses 165 caracteres são exatamente o texto que mostra na pesquisa do Google abaixo do link. Você precisa ser claro e objetivo. As buscas do Google também serão baseadas na descrição da pesquisa. Você pode editar neste menu que segue na imagem.

Descrição da postagem no blog

Verificar o URL da postagem:

Antes de publicar a postagem você também precisa verificar como sairá o seu URL, ou seja, o endereço da sua postagem. Ele também poderá ser ajustado no menu direito do blog, em "Links". 

O endereço normalmente será assim:

Personalizar URL no Blog


Podemos observar que ele começa com o endereço do blog, seguido de ano e mês da postagem (isso também ajuda na busca do Google) e em seguida temos o título da nossa postagem, com palavras separadas por hífen (-). Caso o seu link permanente automático seja muito grande ou contenha palavras desnecessárias para a busca, é aconselhável que você escolha um link permanente personalizado e deixe palavras chaves também separadas por hífen. Como meu link automático pegou a palavra chave da minha postagem e deixou o endereço objetivo, o manterei assim mesmo.

Editar  nome de imagens:

Preferencialmente altere o nome da imagem que for usar na postagem. Jamais deixe nomes como "DSC0001.jpeg", coloque um nome referente àquela imagem para que o google a reconheça, como o exemplo "Guerreira.jpeg"

Coloque descrição na imagem:

Ao colocar a imagem na postagem já com o nome alterado, clique sobre ela e vá em propriedades. Aparecerá dois campos em branco para que você dê um nome para a imagem e uma descrição alternativa. A primeira opção serve também para que, quando o leitor passar o mouse em cima daquela imagem, sem clicar, que apareça o seu nome/descrição. É necessário que a descrição da imagem também possua a palavra-chave definida pela sua postagem. Ao procurar pela palavra chave em buscas de imagem no Google, provavelmente ela poderá aparecer entre os resultados principais e assim também aumentar os acessos da sua postagem.

Use H1 e H2:

Se você não faz ideia do que isso significa, deixa que eu te ajudo a entender isso! H1, H2, H3... nada mais é que um modelo pré estabelecido de "destaque referente aos parágrafos do texto" em  HTML. H1 sempre será definido para títulos. Podem observar nessa postagem que a frase "Como melhorar o SEO do blog" está em tamanho maior e em negrito. Para que ele tivesse um destaque, selecionei e cliquei no menu superior da postagem em "Título". O título da postagem é referente ao código H1.
H2 sempre será para subtítulos. Podem observar que todas essas dicas possuem um subtítulo referente ao título "Como melhorar o SEO do blog". Sendo um sub-titulo, apesar de receber destaque, seu tamanho é inferior ao título. Existem também os códigos H3, H4... assim por diante seguindo sua hierarquia. Usando frases corretas para títulos e sub-títulos também melhorará suas pesquisas em relação ao Google.

Revisão:

Procure erros ortográficos, não deixe passar nada errado, caso algo esteja errado, ele não será visto nas pesquisas do Google.

Essas foram dicas iniciantes para configurar o SEO do Blog. Baseado em tudo isso, para que você não se esqueça de todos estes passos, deixarei um arquivo para download para que você possa acompanhar passo a passo na hora de fazer sua postagem e verificar se todos os passos SEO foram feitos. Basta escrever o título da postagem e fazer um "" ou "ok" assim que for fazendo as etapas.



Sinta-se a vontade para deixar alguma sugestão ou dúvida referente as dicas de SEO para blogs. Afinal, como disse na postagem anterior, não podemos deixar a blogosfera morrer. Estamos aqui para uma dar suporte as outras! Espero que tenham gostado!

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

34 comentários

  1. Gente adorei! Super fácil de entender e tem coisas aí que eu não fazia ideia! Já esta salvo nos favoritos este post Flavi! Confesso que no começo tem muita coisa aí que eu batia cabeça que achava mega 'estranho' mas com o tempo a gente se acostuma a fazer então, se fizer dessas melhoras um hábito no final fica super fácil e rápido =) Gostei muito, as que não faço já vou começar a tentar aplicar! beijos beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Resolvi escrever de uma maneira mais simplificada pra todo mundo entender. Já pesquisei muita coisa e até eu mesma tinha dificuldade. Como professora de informática, sempre preferi alternativas de maneira simples e fácil pras pessoas entenderem. Ai resolvi fazer desse jeito aqui na postagem também! Espero que tenha dado certo!
      Faça isso nas próximas postagens! Não sou expert nisso, mas a gente se ajuda na medida do possível! ;)

      Excluir
  2. Em uma janela anônima meu blog aparece em primeiro lugar na pesquisa do google, procurei por "apenas leite" e abaixo do meu blog apareceu vários textos sobre leite materno haha.
    Já faz algum tempo que tento aplicar o SEO nos posts do blog, mas algumas coisas eu ainda não sabia, como o link personalizado. Tentei achar a opção das meta tags no blogger, mas não achei :( Ou eu não entendi onde fica. Enfim, gostei muito do post, achei ele completo.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acrescentei uma alteração na postagem depois que vi o seu recadinho. Quando se escreve o nome completo do blog, provavelmente ele irá aparecer em primeiro lugar mesmo. No seu caso, o seu "Leite" é igual o meu "Memórias". Quando pesquiso por memórias, ele vai mostrar memória de computador. Mas é assim mesmo, tente usar mais dessas palavras nas suas postagens de alguma forma para ver se elas aparecem nas primeiras páginas. Você pode também pesquisar por "leite e pimenta".

      Obrigada pelo recado viu, precisando estou a disposição!

      Excluir
  3. Cara não sabia que isso significa isso aprendi muito Thank you <3
    Mas meu blog principal está bem, tenho que melhorar o segundo, com suas dicas eu vou ir aplicando tenho certeza que vou conseguir.
    Ps: o mais chato e por nome nas imagens dá preguiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico extremamente feliz em ter ajudado! <3
      Sei como é chato, bate uma preguiça né? Eu estou com algumas postagens antigas sem essas descrições. Ainda tenho que edita-las, mas bate um desanimo... Mas fazer o que né? =/

      Excluir
  4. Já faz um bom tempo que tento usar seo em todos os posts, mas as vezes acabo esquecendo, principalmente de usar a meta tag. Fiz como a Leslie e procurei o nome do meu blog e apareceu em primeiro lugar e em segundo a pagina do facebook. Algo que sempre uso é colocar o nome nas imagens, mas sempre esqueço de colocar descrição nelas. Enfim, arrasou no post, está bem fácil de entender. ♥

    Prazer, Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, ví seu comentário da Leslie e resolvi fazer uma alteração na postagem.
      OBS: Se você digitar o nome completo do blog quase sempre ele aparecerá em primeiro lugar, mas lembre-se, só vão digitar o seu endereço quem já conhecer seu blog. A intenção dessa pesquisa é fazer com que um usuário desconhecido ao fazer uma pesquisa por determinada palavra, encontre o seu blog.

      Acho que assim fica mais fácil de entender! :P

      Excluir
  5. Sensacional!!!! Marquei pra ler de novo e ver se consigo fazer algumas dessas dicas, achei sensacional!! Eu não sabia da metade de tudo isso e me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bora fazer seu site alavancar e todo mundo conhecer!!!! *-*

      Excluir
  6. Caramba, nunca nem havia ouvido falar nesta ferramenta. É tão util que ja estou até favoritando aqui o link deste post para ficar relendo até encucar kkkkkkkk Obrigada pelas dicas, é cada vez mais difícil, na situação atual, fazer a divulgação do blog.

    Beijos!
    Blog Insaturada
    Facebook
    Instagram do blog
    Instagram Pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, obrigada!! <3

      Depois que fizer várias vezes você pega o jeito!!!

      Excluir
  7. Flavi,tinha visto que tu me marcou no Facebook nessa postagem...mas só agora que li ela inteira.
    Adorei muito as dicas e tem umas que admito que não sabia. Acho que muitas vezes ficamos tão presas em deixar o blog mais funcional que esquecemos como o Google pode ajudar na divulgação.
    Muito obrigada pelas dicas. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, também me toquei disso quando tava escrevendo a postagem. Melhoramos tantas coisas, o layout, as cores, as imagens, a escrita, mas deixamos o principal de lado!

      Excluir
  8. Suas dicas são as melhores. Venho procurando sempre otimizar meu SEO. OBS: Acho que ainda não coloquei em prática nem 1%, tenho muita dificuldade nisso.

    diamanteturquesa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada!!! *-*
      Tenta seguir essa tabelinha que postei, vai te ajudar muito a não se perder.

      Excluir
  9. Eu sempre tento aplicar um pouco de SEO (título das imagens, da postagem, etc...) mas não sabia desse "descrição de pesquisa", não é que tem mesmo? Hhusaidhaui Vivendo e aprendendo, vou atualizar aos pouquinhos o blog <3

    Minha dica pra quem ainda não criou o blog: NÃO COLOCA NO BLOG O MESMO NOME DE UM FILME. NÃO. NÃO. NÃÃÃÃO. O nome do meu blog (nome mesmo, sem palavra principal) fica super mal posicionado na busca porque tive essa brilhante ideia </3

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haiuhoauhaoiuha isso ai, vivendo e aprendendo né? Mas não se preocupe, aos poucos isso vira um hábito e dá pra ir corrigindo em todas postagens!

      Colocar nome de blog com nome de filme complica né ahahha já falaram pra eu trocar para "Coração de dragão", acho um nome lindo, mas seria difícil de encontrar ele nas buscas né?
      >_<

      Excluir
  10. Eita, faz nem meia hora que comentei aqui e fui mudar a descrição de pesquisa...E minhas visualizações aumentaram muuuuuuuuuuito! O.O Sério, to até achando que fiz algo errado aqui HUSAIDHAUI Mas mesmo que estivesse contando minhas visualizações (o que não está) não era pra ter aumentado tanto assim O.O Talvez eu esteja me empolgando por um bug HUSAIDA, mas por enquanto muuuito obrigada pela dica <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Huaioauhaoiuahoiuah continua acompanhando, se realmente aumentou é porque o seu SEO melhorou bastante! :D
      Fico super feliz em ter ajudado viu? Acho que a maneira que escrevi deixou fácil de entender né?

      Excluir
  11. Ótimas dicas! eu não fazia ideia da maioria dessas coisas, mas a partir de hoje, tentarei botar todas em prática :D Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada querida, eu que agradeço! Seguindo isso ai, logo logo seus posts começarão a ser notados no google com uma maior facilidade! :D

      Excluir
  12. Nossa adorei seu post e me fez ver algumas coisas que não fazia e estava na minha cara!
    Vou refazer alguns post's meus e colocar isso em prática, algumas coisas já coloco.
    Suas dicas são bem claras e de grande ajuda!

    Universo Prático Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha intenção é justamente esta! Ajudar de forma simples pra todo mundo entender ahhahaa, acho que uso isso porque sou professora de informática, ai sempre fico pensando numa maneira de tornar algo mais fácil hahahaha! <3
      Até alguns posts meus eu preciso dar uma arrumada! Mas os mais recentes todos já estão com as dicas de SEO postadas aqui!
      Fico agradecida com seu comentário!

      Excluir
  13. Não encontrei a opção de descrição de pesquisa :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela aparece no menu ao lado quando você está para fazer a postagem. Mostra assim como a imagem que deixei no post. Qualquer coisa me manda uma msg no face que eu te ajudo.

      Excluir
  14. Agora entendi o que é SEO amei o blog quero entrar pelo PC para poder seguir. bjos http://deniservdede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aii, muito obrigada! Fico feliz que eu possa ter te ajudado! ♥
      Segue sim, vai me ajudar muito! :D

      Excluir
  15. Flaviiiii eu adorei esse post,foi muito útil mesmo.
    Mas eu fiquei com uma dúvida,eu não achei essa opção Descrição de pesquisa,como faço
    ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gio, você vai ter que ir em Configurações, Outros, Permitir feed de blog e escolher a opção "Completo!"

      Excluir
    2. Já está nessa opção completo :(

      Excluir
  16. Nossa, que post incrível, vai me ajudar muito! Eu não entendia nada de SEO, só sabia que é importante para a visibilidade de uma página, mas sua postagem é a única que conseguiu esclarecer minhas dúvidas de todo conteúdo que já li. Baixei a tabela... só não tem meta tag no painel do meu blog, por que será? :(
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento ♥ Mil beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavi, voltei só para avisar que descobri porque a meta tag não aparecia nas postagens! Para ela aparecer, precisa ativar a descrição do blog nas configurações... depois disso, passa a aparecer a "descrição de pesquisa" na área de postagens. Será que não seria legal você editar esse post e colocar essa informação? Pode ser que outras meninas tenham dificuldade nessa parte também! Beijinhos

      Excluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!