Você sabe o que é RPG?

14:13

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem com vocês? Hoje eu vim trazer uma postagem de algo que eu amo e queria muito comentar com vocês! Você sabe o que é RPG? Não? Então vem aprender, o que é essa maravilha!

RPG

O que é RPG?


RPG é uma abreviação das palavras Role-playing Game, traduzindo "Jogo de interpretação de personagens".
O RPG é um tipo de jogo, onde as pessoas assumem papeis de personagens, assim como atores e atrizes de novela, porém no lugar do Autor, existe uma pessoa que narra a história que é chamado de mestre.
O mestre cria uma história e faz com o que as pessoas interajam com ela de forma narrativa. Existem diversos tipos de RPG e diversas regras pré-determinadas por cada jogo. Fora essas regras, os jogadores podem interpretar livremente e cada ação trará uma consequência na história do jogo.

RPG

O RPG de mesa, é um tipo comum de RPG, onde a pessoa monta uma ficha para seu personagem, lhe dando um nome, uma idade, escolhendo uma raça para seu personagem, por exemplo, a pessoa pode ser humano, elfo, meio-elfo, anão, meio-anão, draconico, meio-draconico, orc, meio-orc, halfling, entre outras dezenas de raças...
Além da raça, você pode escolher a qual classe pertencerá, por exemplo, você pode escolher ser um guerreiro, paladino, ladino, mago, feiticeiro, bardo, entre outras tantas raças.
Existem outras características que também compõe o seu personagem, como habilidades, perícias, pontuações em força, destreza, carisma... tipo de armadura, armas... cada tipo de RPG segue suas especificações.
Além dos jogos de mesa, com folha de personagem, ainda existem RPGs com jogos de cartas, tabuleiro, jogos virtuais, existem também RPGs de esportes, futuristas, vampiros, e outras gamas diversas. Ou seja, existem tipos de RPG para agradar a qualquer tipo de pessoa.
Além da interpretação, o RPG influencia as pessoas a alimentarem a sua imaginação, ajuda na cooperação mútua, e treina o raciocínio lógico, ou seja, RPG só tem benefícios para quem joga, ao contrário das más línguas e mentes ignorantes que comentam sobre o que não conhecem e relatam o RPG como algo violento, relacionado a satanismo, espiritismo, magia, orgias e assassinatos... Não!!! Se o ato de "brincar de interpretar" é algo ruim e violento, não existiriam atores. 
Bem, continuando ao assunto, além da ficha do personagem, para se jogar RPG também é necessário alguma folha pra rascunho, lápis ou caneta, e dados! Sim, muitos dados! 
Mas para que servem os dados? Os dados vão ser de grande valia para montar seu personagem, nos mostrar ataques, defesas, erros e acertos, danos... ou seja, o seu personagem ou inimigo não é necessariamente bom ou ruim o tempo todo.

RPG
Mesa de RPG
Vamos dar um exemplo:

“Você e seu grupo estão caminhando no meio de uma floresta a caminho de volta para casa, sem que vocês percebam, existe um pequeno vulto em cima de uma árvore e aponta com seu arco e flecha em direção a pessoa que está mais a frente do grupo.”

Nesta hora o mestre que é o narrador da história lança um dado de 6 lados, e vamos imaginar que se o valor sair acima de 4, ele acertará a pessoa do grupo, caso tire 3 para baixo, a flecha acertará em outro alvo. Pode-se haver ainda a possibilidade de aparecer um número 6, considerado um acerto crítico, e também existe a possibilidade de aparecer o número 1, que é um erro crítico e o inimigo possa acertar o seu próprio pé.
Os dados também vão mostrar quem vão atacar primeiro, o dano de sua arma, ou defesa, assim como testes de percepção, carisma, lábia... é uma ramificação muito extensa, e além do dado de 6 dados, existem jogos de RPG que se jogam com dados de 4, 8, 12, 20 lados...

RPG
Alguns tipos de Dados

Como num teatro, o personagem tem sua história, e talvez essa seja uma das partes mais legais de jogar RPG. 
Dependendo da temática que segue o jogo, você pode ser o que você quiser!
Ou seja, se eu quiser montar uma história, onde eu era de uma família camponesa que estava passando fome, foi pedir ajuda a um rei, e ele negou, e tempos depois eu sobrevivi, cresci e quero vingar pela minha família que morreu de fome, EU POSSO!
Se eu quiser ser uma feiticeira sexy e que uso meus atributos para passar os outros para trás, EU POSSO!
Se eu quiser ser um ogro, feio, porém imensamente forte, EU POSSO!
Se eu quiser ser uma guerreira e usar um martelo de combate, EU POSSO!
Se eu quiser ter um animal de estimação para me acompanhar no jogo, ou quem sabe um artefato, EU  POSSO!
Se eu for jogar um RPG futurista e quiser ser um "Robocop", EU POSSO!
Se eu quiser jogar Vampiros e ser filha do vampiro mais fodão da região, EU TAMBÉM POSSO! 
Ou seja, a história do seu personagem pode se adequar a história principal que o mestre inventou, dando assim o inicio de uma história única e com características específicas graças a história que você elaborou! Isso não é incrível?
RPG

Geralmente os grupos que jogam RPG, possuem uma média de 3 a 6 jogadores simultâneos.
Além da ficha do personagem e dos dados, é muito importante ter um manual, tanto do mestre, quanto dos jogadores. Pois apesar do jogo ser livre, ele tem suas regras, que foram feitas justamente pra deixar o jogo mais realista. Eu não posso por exemplo usar uma armadura imensamente forte e pesada e conseguir nadar muito rápido, pois pela lógica o peso da minha roupa faria com que eu nadasse mais devagar do que uma pessoa que estivesse sem armadura ou com armadura leve. Em compensação se eu for um híbrido de peixe com ser humano, eu posso nadar muito mais rápido do que qualquer ser humano comum que estiver no meu grupo. 
Então os manuais ajudam muito na construção da história, do personagem e do jogo.
Além dos RPGs de mesa, existe também o Live Action, onde você interpreta seu personagem no meio da rua ou em algum lugar específico, assim como também existem RPGs de videogames e internet (meus preferidos).
Enfim, acho que com essa grande e resumida explicação dê para vocês que não entendem muito, que possam entender um pouco mais sobre essa grande e divertida invenção!

E vocês, o que acharam do RPG?
Já jogaram? Gostaram?
Não deixe de comentar! 
Quero conhecer grandes jogadores de RPG por aqui hein?

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

54 comentários

  1. Eu nunca joguei RPG, mas sempre achei demais!
    Não entendo o preconceito do pessoal não, é muita resistência pra uma coisa só hahahah
    Mandou bem Flavi!
    Beijos
    nadageek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina, você está perdendo!
      É divertido, estimula a imaginação, sofremos junto com a história, com os personagens... RPG é vida! <3
      Preconceito não tá com nada!!!

      Excluir
  2. Cara, jogo rpg desde novinha. Amo rpg de mesa, tanto pra ser pc, quanto mestre!! *-*
    Acredito que foi o rpg o que deixou minha imaginação tão fértil e fora da realidade. Huheuheueheueheu
    Se eu não estiver enganada, ainda devo ter todas as minhas fichas de personagens guardadas. Deve ter pra mais de 100. Amor incondicional.
    Na escola jogava muito 3d&t e gurps na hora do lanche/saída, porque era um sistema mais prático e fácil de mestrar/jogar. Nos fins de semana, muito d&d e storyteller... Jogo até hoje, sou muito apaixonada.
    Seu post tocou fundinho no meu coração.
    Beijão. ♥

    http://esquisistranha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba!!! Eu não tenho tantas fichas, aliás, nem sei o que fiz com elas. Eu costumava jogar campanhas bem longas, então não tinha muita troca de personagem! As pessoas que falam mal de RPG é porque realmente não conhecem! Tão maravilhoso jogar isso! *-* <3

      Excluir
  3. Eu sei mas nunca joguei.rsrs Aqui em casa só rola xbox, meu marido e meu filho, eu já prefiro os jogos de tabuleiro mas cadê que alguém joga comigo. Sempre tive curiosidade para saber como era e vontade de jogar. Muito bom saber mais desse universo com você.bj
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogos de tabuleiro também são ótimos, mas é bom ter uma companhia né?
      Tenta convencer eles! :P

      Excluir
  4. nunca joguei,
    mas parece ser incrível!
    sempre ouvi maravilhas desse tipo de jogo! é tipo outro mundo né?
    ótimo post! ♥
    beeeeijos!

    ResponderExcluir
  5. Totalmente leiga sobre o assunto rs
    Conhecimento nunca é demais <3
    Agora sei porque meu irmão sempre fala sobre
    rpg nunca dei ouvidos , agora lendo seu post
    liguei uma coisa na outra.

    Parabéns pelo post explicativo e intenso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente ouve falar não consegue similar o quanto é bom sabe!
      Quando coloca em prática a gente vê que é outro mundo! É muito divertido!

      Excluir
  6. Não sou muito de jogar, não tenho hábito de vício e para ser um bom jogar é preciso ser viciado, treinar muito. Achava até que as pessoas nem jogavam mais rpg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho que precisa ser viciado pra ser bom em algo, basta ter experiência e treino, assim como em qualquer outra coisa. Muita gente joga!

      Excluir
  7. Cara amo rpg, apesar de nunca ter jogado o de mesa rsrs. Eu fui direto pro mundo virtual e sempre foi muito legal, fiz muitos amigos! Joguei Vampiro, a Máscara por um tempo, mas depois nunca cheguei a voltar sabe? Parabéns pelo post, é bastante explicativo, muito legal! Beijo.

    http://admiravelinconstancia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amo o de mesa e os dos games virtuais! Dá pra fazer muitos amigos realmente, é divertido, a gente dá muita risada! :P

      Excluir
  8. Eu jogava muito esse tipo de jogo quando era menor. Vivia em sites e zerando quase todos os joguinhos iauehiauhe. Também nunca joguei de mesa, mas parece ser interessante. Tenho curiosidade sobre essas coisas de vez em quando, só me resta participar um dia rs. Gostei muito do post também, super explicadinho ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Participa sim! É muito bom, vale a pena experimentar!

      Excluir
  9. Nooooossa, jogo desde os 11 anos! A vida quase inteira no 3D&T, mais por falta de gente pra jogar D&D do que outra coisa. Mas eu ADORO 3D&T e sua facilidade de jogar. Quando li o título do teu post, até pensei "Se eu sei o que é RPG? Nossa, se não soubesse era capaz de estar solteira" hahahahaha
    A verdade é que eu e meu boy nos conhecemos em uma mesa online de rpg hahaha

    Que massa saber que tem muita gente por aí que gosta <3
    Beijão, Flavilinda!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaaaaaaaaaaaaaaaah que história bacana essa sua!!! Que legal! Poxa vida!
      Agora podem jogar sempre juntos, é tão maravilhoso né? Fiquei muito feliz de saber sua experiência! Fiquei feliz, mesmo porque é algo tão legal, e ainda teve mais um bônus! :P

      Excluir
  10. Nunca joguei, pra falar a verdade nem sabia muito bem o que era rsrs,
    gostei do post, deu de entender direitinho! Bjuus!

    ResponderExcluir
  11. Gostei do post, nunca joguei RPG mas tenho amigos que jogam!

    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir
  12. UAUUUU!! Nunca joguei rpg na vida, mas agora eu to querendo muuuuito jogar! Partiu arrumar companhia HAHAHA amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aiiiiiiiiiiiiii! É maravilhoso, vai adorar!!!

      Excluir
  13. Que post legal, esclareceu todas as dúvidas que eu tinha com o jogo. Amei! Sempre vejo uns amigos jogando, mas nunca me interessei, quem sabe agora eu entre na partida, haha.

    ResponderExcluir
  14. FINALMENTE ALGUÉM ME ESCLARECEU O QUE É RPG!! sempre que eu pergunto para uma amiga minha que é viciada em vídeo game ela não consegue me explicar :p
    Adorei seu post e quero jogar *---*
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, eu tenho certeza que você iria gostar de jogasse! Você é uma menina que lê muito e parece ser muito criativa, recomendo super!

      Excluir
  15. Oolá Flavi! Confesso que não gosto de RPG não, já tentei jogar mas não é comigo, eu gosto só daqueles MMORPG como Runescape ou Lol... Agora meu noivo AMA RPG de mesa, ele tem um grupo de amigos que se reúne toda quinzena pra virar a noite jogando hehehehe

    Beijão,
    Quase Mineira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Stephanie! Que pena! Por que não gostou? Será que foi a temática? A campanha? Quem tava mestrando? Existem tantos fatores que podem fazer do RPG um lugar de mesa tão agradável! Gosto de todos tipos de RPG, é minha paixão!

      Excluir
  16. Eu sempre gostei de jogos e quando descobri o RPG parece que minha vida mudou haha Era viciada nos virtuais, e só joguei uma vez o de mesa, mas também foi bem legal!
    Ultimamente estou sem tempo pra nada e não estou jogando mais. Ahh, adorei o post, pois quando eu conheci o RPG eu procurava o que era e não entendia nada, e o seu post foi muito esclarecedor para quem não sabe o que é 💕
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também!! O RPG revolucionou minha vida! Quando eu o descobri, tanto o RPG de mesa como dos videogames, eu vi que ali estava meu tipo de jogo preferido! A falta de tempo que nos desanima né? Eu também estou nessa, sorte que tenho férias da faculdade agora! Aí da pra aproveitar mais! :P

      Excluir
  17. Lendo seus comentários fico pensando que parece que só eu que não conhecia esse jogo, nunca ouvi falar gente... Como assim???

    Tenho um amigo que gosta dessas coisas, vou ver se ele conhece e quem sabe a gente não tenta jogar, né?
    Por isso que amo blogs, a gente conhece cada coisa que nem imaginava que existia <3 <3 haahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa! É que RPGs são beeeeeeeeeeeeeeem comuns na galera Nerd/Geek/Gamer sabe?!
      Acho que são grupos separados, por isso outras pessoas tendem a não conhecer, e quando conhecem acham estranho. Mas sabe, é realmente muito bom, muito divertido. :P

      Excluir
  18. Menina do céu, eu fazia a menor ideia do significado de RPG. Sério! Quando vi o link do sei post, imaginei que fosse algo relacionado ao Blog HAHA Enfim, mas gostei bastante da sua explicação. Confesso que sou um pouco lerda para entender determinadas coisas, maa você se saiu muito bem. O post ficou ótimo!! Fiquei ate com vontade de jogar ❤

    ResponderExcluir
  19. Ah eu conheço mesmo sabendo o que é não entendo, srsrs, meus amigos jogavam e eu achava bem engraçado, não consigo entrar no "clima".

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só imaginar, o que você gostaria de ser, como gostaria de ser? Quais seriam suas características? Você quando criança já teve ter interpretado muitos personagens e situações na sua cabeça. "É praticamente a mesma coisa"! ^^

      Excluir
  20. Eu já joguei alguns jogos de RPG, mas sem saber o que era RPG hahahahah! Agora que soube tudo ficou mais claro..
    Beijos,
    www.hitsdomomento.com

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem? Antes eu jogava bastante vídeo game, sou da época de CS, Mario, e outros do gênero, hoje não quase nada. O último que testei foi Need for speed, adoro aquelas curvas, escolher os carros, montar mais potentes, mas com o TCC isso "não me pertence mais" haha Gostei muito do post e da explicação, é bom jogar algo quando conhecemos melhor. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou gamer desde pequenininha, essa paixão eu acredito que levarei comigo por toda a vida! <3

      Excluir
  22. Queria tanto jogar RPG de mesa novamente, só joguei na adolescência e isso apenas uma vez, costumo jogar hoje, mas é tudo online, acredito que se eu tivesse continuado no de mesa teria sido mesmo antissocial, mas acho que ainda há esperanças pra mim, além de RPG ajudar bastante na criatividade, essas crinças de hoje deveriam conhecer RPG, pois ajuda bastante no desenvolvimeto.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, realmente, há interação na mesa é algo muito bom, estimula a gente a conversar, pensar em soluções, mas existem pessoas que jogam este tipo de RPG de mesa, porém por skype. Acho que existem alguns grupos por aí, tem que procurar...

      Excluir
  23. Que legal aprofundar a origem do rpg !!Muito bom
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  24. Uau! Achei muito legal esse post. Sempre quis entender como funciona, parece bem complexo, né?
    Vi um episódio de The Big Bang Theory em que eles jogam e achei bem interessante e eles falaram nesses dados de muitos dados também.
    Adorei!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente né?
      Mas é muito bom, me sinto muito bem jogando! Me deixa feliz hahahaha! :P

      Excluir
  25. Olá Flavi, tudo bem?
    Os únicos jogos de RPG que joguei até o momento foram Shining In The Darkness e Shining Force 1 e 2, todos do Mega Drive. ♥ Hoje em dia curto mais ação. E graças ao meu namorado, conheci GTA.
    Adorei seu post explicativo. ♥
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mega Drive eu não cheguei a jogar, a não ser testar alguns por emulador. Eu acho que sou a única pessoa desde mundo que detesta GTA hahahaha!

      Excluir
  26. Não conhecia nada sobre RPG e fiquei surpresa com a interação desse jogo, parece ser bem criativo e muito interpretativo. Interessante o post Flavi!

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, pegou a essência da coisa ahhaha, obrigada pela visita!

      Excluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!