Divulgação do blog e a importância dos e-mails

08:10

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem com vocês? Hoje eu vim bater um pequeno papo, e informar algumas coisas que aprendi nesse mundo do blog e divulgações!

Divulgação do blog

Quem me acompanha já deve ter visto que muitas postagens do blog eu faço questão de publicar lá na página do facebook! Mas eu percebia que essas postagem tinha menos visualizações do que qualquer outra. Isso me dava um certo desânimo, pois eu achava que o meu conteúdo era muito ruim, e por isso as pessoas não gostavam. Foi aí que comecei a estudar para tentar melhorar esses acessos. E depois de baixar vários e-books de pessoas profissionais no assunto, eu percebi que o problema não estava no meu blog, e sim no Facebook! 

Pois é leitores! Eu descobri que todo link que é divulgado no facebook, o alcance dele é mínimo, em torno de 3%. Por exemplo, minha página já alcançou 10 mil likes, mas apenas 3% dos leitores vão conseguir ver em sua linha do tempo algum link que eu deixar na minha página, ou seja apenas 300 vão conseguir ver o link do blog. Então se você tem uma página menor que a minha, seu alcance vai ser ainda menor! É muita sacanagem com a gente que tenta crescer, e o titio Mark Zukerberg nos limitar dessa forma. 

Outra maneira que encontrei de divulgar as postagens do meu blog são em grupos específicos que a gente encontra  pelo Facebook. Sempre divulguei nesses grupos, apesar do retorno ser bem limitado também, mas ainda sim, é maior que a visualização apenas pela página.
Mas o titio Zukerberg também está de olho nas divulgações pelos grupos do facebook e hoje infelizmente tive o azar de ser bloqueada por 15 dias, sendo impossibilitada de enviar qualquer mensagem a qualquer  grupo que seja.

Apesar do facebook ser a maior rede social que temos hoje em dia, percebemos que não é tão fácil ter um retorno a partir dela. Estamos precisando de novas redes sociais que nos limitem menos! É difícil crescer no mundo da blogosfera, ainda mais tendo tantos contratempos contra nós.

A importância dos e-mails

Ainda continuando nos meus estudos relacionados ao marketing virtual e a blogosfera, acabei me deparando com um artigo muito interessante sobre a importância dos e-mails na vida de qualquer blogueiro. Eu não tinha pensado em fazer uma lista de e-mails até aprender sobre as limitações do facebook. 

Quando uma pessoa cadastra seu e-mail no seu blog indica que ela realmente quer ler o seu conteúdo! Porém, diferente dos 3% de visualizações em relação ao Facebook, se 50 pessoas se inscreverem para receber notícias do seu blog, você realmente vai ter um alcance de 50 pessoas. 50 pessoas pode ser um número inferior aos 300 que podem visualizar pela página do Facebook, mas são leitores fiéis que com certeza vão voltar outras vezes no seu blog. 

Mas temos que nos atentar e pensar bem antes de sair enviando e-mails aos nossos leitores, até porque se você for um spammer as pessoas vão realmente odiar você e seu blog.

Newsletter/ Formulário de inscrição

Podem observar que ao lado direito do blog existe um campo escrito "Inscreva-se e receba no seu e-mail as novidades do blog". Ao preencher o seu nome e e-mail, automaticamente a cada postagem nova que estiver aqui no meu cantinho, você vai receber um e-mail com todo o conteúdo daquela postagem, olha que legal, nem vai precisar abrir o blog para ver as novidades pois você poderá ficar informado de tudo bem no seu e-mail. 

Inscrever e receber postagem por e-mail


É recomendado utilizar este campo para que os leitores fieis não percam nenhuma novidade no blog. Se você gosta das postagens do Memórias de uma Guerreira, eu sugiro que ao terminar de ler esta postagem, que você preencha seu nome e e-mail, e é bem rapidinho e não doi nada! :P

Espero que esta dica também seja útil a muitos dos blogueiros que visitam o meu cantinho, pois pode ajudar a vocês também a aumentar o alcance do seu blog, e fidelizar seu público! Não deixem de visitar o Memórias de uma Guerreira, pois sempre vai ter alguma dica legal para crescermos juntos, ok?

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

14 comentários

  1. O Facebook, infelizmente, está a anos luz de distância de ser uma Rede Social boa para o usuário... É triste demais, não tem incentivo NENHUM para a produção de conteúdo naquele lugar, eu tô aguardando ansiosamente pra próxima rede que vai "roubar" o lugar dele pra ver se num é melhor nisso, hahahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também quero testar logo a nova rede social! Espero que lá, nós blogueiras tenhamos algum valor...

      Excluir
  2. amei o post.
    o tio do face poderia nos ajudar a crescer mais!
    beijinhos
    http://blogcharmedemenina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O facebook começou a limitar o alcance das páginas por que a ideia inicial é de que o Face seja uma rede social e não um lugar de marketing, por isso é desinteressante por exemplo criar uma lojinha online por meio de uma fan page. Mas quem quiser aumentar as visualizações da página no facebook precisa pagar para impulsionar publicações e conseguir mais público. Li uma matéria que dizia que era ótimo o retorno ao impulsionar publicações no facebook.
    Muito bacana a sua dica. Os emails são realmente importantes. Para blogs do Blogger é interessante ativar o feedburner e colocar na coluna ao lado no layout a newsletter. Dessa forma as pessoas podem sempre se cadastrar e sempre que tiver post novo um email será enviado automáticamente ás pessoas que forem cadastradas ;)
    Primeira vez que venho no seu blog, estou seguindo pra não perder as atualizações.
    Beijos, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não achei uma rede social ainda que pudesse ser boa para blogueiros iniciantes. O Facebook eu nem levo em consideração, porque é horrível! O Instagram também, nunca consegui ganhar visualizações utilizando ele. As pessoas só curtem a foto e pronto! Muito triste isso..
    Já enviei meu e-mail ♥
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lídia! Fico muito feliz sempre que vejo um recadinho seu aqui! Estou sempre a procura de novas redes sociais para ver se encontro algo que valha a pena. Mas pode ter certeza que assim que eu encontrar algo melhor pra gente eu venho aqui correndo comentar!

      Excluir
  5. A minha maior dificuldade com relação ao blog é a divulgação. Até o momento não encontrei nenhum meio que realmente, me deixasse satisfeita, é essa politica e limitar as visualizações na fanpage do fb dá nos nervos, né? Hahahha Essa ideia do e-mail é bem legal! Ainda tenho poucos seguidores, mas é algo para estudar e aprender! Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Dai, apesar da internet facilitar muitas coisas nos dias de hoje, temos esses empecilhos que sempre nos atrapalham né? Eu também não tenho muitos seguidores, mas a gente tenta né? Quem sabe nesse mundo grandioso a gente possa conseguir atrair algum visitante de longe, desconhecido, mas que venha se apaixonar e visitar sempre né?
      Mas eu ando estudando bastante esse universo da blogosfera, e pode ter certeza que assim que eu descobrir alguma fórmula mágica e útil pra nós blogueiros, eu vou compartilhar aqui! Porque afinal, nós blogueiras temos que ajudar umas as outras não é mesmo???

      Excluir
  6. isso é justamente pra eliminar o span, que é beeeem chato.
    eu nao me inscrevi por que sou inscrita pelo blogger e recebo as novidades na página inicial do blogger. agora mesmo vim por lá hahaha

    mas a ideia é otima! sobre facebook nem sei se vou fazer uma pagina, mais uma coisa pra se preocupar... nao sei mesmo!

    beijos o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca acompanho blogs que sigo pelo blogger porque acho a maneira que ele é exposto é bem ruim visivelmente falando.
      Eu costumo fazer uma lista de blogroll que acho visivelmente muito mais fácil e melhor hahaha!
      Obrigada pela dica de qualquer forma! :D

      Excluir
  7. Penso igual você, pois infelizmente o face nos limita muito, e devemos sempre nos informar quais os melhores lugares para nos divulgar sem cometer spam. Também entrei nesse time de cadastrar e mails, assim fico mais perto dos leitores e o retorno é bem positivo ♥ Já me cadastrei pois, acompanho seu blog e me identifico muito!

    Beijos e sucesso!
    http://garotascomovoceoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!