Minha primeira Habilitação pelo SEST SENAT!

16:09

Bom dia guerreiros e guerreiras do meu coração de dragão! Tudo bem com você?  A mais ou menos um mês eu tive a grande felicidade de conseguir minha primeira habilitação e eu vim hoje fixar essa memória da minha vida aqui neste cantinho!


Primeira Habilitação pelo SEST SENAT

De um ano pra cá posso me considerar uma pessoa de sorte. Nunca cheguei a ter sorte na minha vida, mas 2015/2016 foi um ano muito marcante pra mim. Dentre todas as outras coisas que aconteceram em minha vida neste período, tirar carteira foi uma delas.
Inicialmente estava tendo um sorteio pelo Sest Senat da minha cidade, algumas pessoas já haviam comentado comigo e sabe quando você fica com um pé atrás? Mas depois de enrolar alguns dias, resolvi arriscar e fazer minha inscrição pela internet. O Sest Senat daria gratuitamente ao aluno a chance de tirar sua primeira habilitação de forma gratuita. E eu achei meeeeeeeesmo, que eu não teria essa sorte.
Pois bem, recebi um e-mail pedindo pra eu comparecer ao local com meus documentos. Ainda com um pé atras, fui. E ainda fiquei perguntando se realmente era gratuito porque estava difícil de acreditar. Aliás, até fui desacreditada que realmente havia sido sorteada.

Aulas no SEST SENAT

Chegando lá foi me explicado que eu teria que fazer um mini curso lá no próprio SEST SENAT, no período da tarde ou noturno (como eu preferisse), no período de quase duas semanas. Somente quem se dedicasse a este curso, seria encaminhado para a autoescola para começar os procedimentos.
O SEST SENAT daria de forma gratuita sua primeira chance, tanto no psicotécnico, quanto a prova escrita, tanto pela prova de rua. Se a pessoa repetisse em algo, teria que pagar por aquela nova prova por conta própria.

Foram dias longos saindo do trabalho correndo e indo para o SEST SENAT as 18 horas, ficando até as 21/22hrs aprendendo sobre o SEST SENAT, sobre os veículos, nossas estradas e também dicas para se comportar bem no ambiente de trabalho. Mas fora todo esse conhecimento adquirido, uma das coisas que valeram muito a pena foi a conquista de boas amizades! 

Minha turma de primeira habilitação
Desculpem pela foto pessoal, precisava eternizar este momento!

O exame Psicotécnico

Passado as aulas, fui encaminhada para fazer a primeira etapa de todo este processo, o exame psicotécnico. Sinceramente eu fui MORRENDO DE MEDO. Por que eu me acho uma pessoa muito ansiosa, eu fui esperando pelo pior pois muito de meus amigos que fiz no SEST SENAT estavam sendo reprovados neste exame. Cheguei para fazer o exame em cima da hora pois o ônibus não passou e eu precisei sair correndo a pé! Achei que isso poderia me prejudicar. Tive que aguardar uns 10 minutos até ser chamada. Quando me chamaram eu respirei fundo e fui. A psicóloga explicou como era pra ser feito o exame, e quando entregou para eu fazer, eu nem pensei muito, simplesmente dei o meu melhor e fiz. Saí da sala ansiosa esperando pela resposta. Tive que aguardar mais uns 20 minutos até ser chamada para a segunda etapa e finalmente para o exame médico (ou a ordem está trocada... não me recordo mais hahahaha). Mas enfim, fui aprovada. EU NÃO SOU LOUCA!

Aulas de legislação

Foi ai que nossa querida turma se separou, horários diferentes, muitos desistiram... Confesso que achei cansativo e não via a hora de completar logo a carga horária exigida pelo Detran. Mas logo tudo passou e finalmente foi marcada a prova. Fiquei dias sem estudar legislação pois era período de provas da faculdade. Quando chegou o grande dia, passei muito mal. Não dormi direito, minha ansiedade atacou, como não conseguia dormir acordei de madrugada pra estudar... Minha ansiedade tem horas que acaba comigo. Novamente respirei fundo e fui fazer a prova. Novamente dei o melhor de mim, foquei bastante nas questões. Mas quando fui contar quantas eu tinha certeza sobre as respostas, havia umas 15. Aí eu pensei "preciso na sorte pelo menos acertar mais 6 pra ir com 21, será que vou conseguir? " Saí da sala e fiquei aguardando o resultado com minhas amigas. Foram uns 15 minutos de agonia, até que finalmente saiu o resultado. VINTE E SEEEEEEIS! Ai sabe o que eu fiz? Chorei. Pois é, abri a boca a chorar.

Aulas de rua

Depois de milagrosamente eu ter conseguido passar e com uma pontuação que eu nem acreditava, finalmente fui para as aulas de rua. Eu não sabia naaaaaaada de direção, nada, zero, nadica de nada. Fiz minha aula com muito medo, apenas a 20Km/h. Sai do carro com as pernas bambas e morrendo de calor pelo nervosismo. Pensei que iria ser assim só nas primeiras aulas. Era tranquilo, consegui sair com um instrutor que é a PACIÊNCIA EM PESSOA! Pessoa muito simples e humilde. No decorrer das aulas eu até pedia para ele me xingar pelos erros e ele não xingava. Mas a dona Flaviane aqui tem um grande defeito que todos vocês sabem que é a falta de memória! Ele me ensinava uma manobra nova e hora que eu ia fazer eu já esquecia! Olha foi um custo até conseguir aprender a parada sem freio na subida. Mas depois de tanto treinar ela, fui para a próxima etapa que era a ré de rampa. Odin, como aquilo era horrível! Pra mim era um custo controlar o carro olhando para trás! Demorou pra eu conseguir fazer isso certo para até que enfim ir para a baliza. E quer saber de uma coisa? Pra mim a PIOR coisa que tem é essa tal de baliza! A ansiedade sempre me atrapalhava, dias eu fazia certo, dias fazia errado. Por mim, eu estava muito mal, afinal, sou super crítica comigo mesma.

Prova de rua

Lembrando que como eu não havia sido reprovada em nada, todo esse procedimento aconteceu de forma gratuita pelo SEST SENAT. Agradeço imensamente por essa oportunidade em minha vida! Sou eternamente grata!
Porém, como não estava me sentindo confiante para fazer a prova de rua, comprei com meu próprio dinheiro  mais 4 aulas.
Chegou o grande dia, acordei de madrugada para ir para a pista onde haveria a avaliação. Sinceramente, eu já estava desejando boa sorte a todos e já contando com o meu fracasso. Havia mencionado para minha família e amigos e até mesmo para meu instrutor que eu não iria passar. Não precisavam ficar confiantes por mim, não seria daquela vez que eu conseguiria.
Vi muitos passarem, vi muitos reprovarem, vi pessoas saindo cantando pneu, vi pessoas esquecendo de abaixar o freio de mão, vi pessoa batendo o carro, vi poucas pessoas passando para a próxima etapa.

Enfim, chegou minha vez, onde mais uma vez respirei fundo e fui.
Naquele momento em que eu entrei dentro do carro, eu bloqueei todas minhas emoções. Me deu um apagão de tudo que estava acontecendo ao meu redor. Não vi ninguém me olhando, não prestei atenção em nada a não ser no trajeto. Fiz a parada sem freio, desenvolvi o carro, fiz a ré de rampa... tudo perfeito e infelizmente estacionei o carro um pouquinho torto. Apesar desse pequeno deslize, como acertei tudo nas partes principais, ele me aprovou para fazer a baliza. Uma parte estava concluída, e eu achava que nem dessa parte eu iria passar.

Precisamos esperar todo mundo de todas autoescolas fazerem as manobras para ser liberado a baliza.
Quando chegou minha vez, eu era a última naquele carro, eu fiquei nervosa. Quase saí sem abaixar o freio de mão e fiz a primeira baliza torta. Me deram mais uma chance para fazer, e infelizmente deixei o carro morrer. Claro que isso me descontou ponto, achei que já estava reprovada, mas falaram pra eu continuar, e eu morrendo de medo e nervosismo fiz. Pediram pra eu desligar e sair do carro e ir do outro lado para saber a resposta. Eu estava sem esperança pelos erros. Até que me entregaram um papel escrito "Aprovada". Sabe o que eu fiz? Chorei. E quer saber mais? Só de contar isso aqui já estou chorando de novo.

Eu mais uma vez não confiei em mim, mas dei o meu melhor e me surpreendi. Não devemos nunca desistir por mais que algo pareça difícil ou impossível, devemos ser sempre guerreiros e mesmo se errarmos ou fracassarmos em algo, que tenhamos força para continuar a batalha. Lute sempre por você, lute pelos seus objetivos. E mesmo quando você não se sentir boa o suficiente, dê o melhor de sí sempre! Essa foi a minha história resumida (nem tanto) sobre mais uma "superação" na minha vida, e que agora está também eternizada na internet.  Obrigada a todos que bem no fundo acreditaram em mim quando eu menos acreditava.

Você também poderá gostar de:

comentário(s) pelo facebook:

32 comentários

  1. Gente, eu moro de medo disso, sério!

    Preciso tirar a minha carta e não tenho a mínima vontade, sou muito indecisa, não sei se consigo fazer um "apagão" no teste, ai, eu surto!

    wwwcantinhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hhahahaha mas sabe é necessário! Não é fácil, mas não é impossível! Tenta sim!

      Excluir
  2. Meu Deus são muitas etapas!! Espero que eu consiga me habilitar hahahaha.
    Não tenho nenhum medo, mas subidas e descidas são um pontinho fraco.
    Parabéns por dar o melhor de si, assim você consegue o mais importante, superar a si mesma, adooooro!
    Sucesso.
    BEIJOOOS <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue sim moça, e eu consegui sendo tão ansiosa, todo mundo consegue! :D

      Excluir
  3. ARRASOU!! Me empresta um pouco dessa sua sorte, miga! hahaha. Parabéns pela conquista, querida. Muito sucesso pra ti, dentro e fora do blog <3

    ResponderExcluir
  4. Que legal! Nada como conseguir passar e tirar a carteira. Parabéns, isso é um marco na vida da gente!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente um marco! Bom que é uma vez só na vida, depois que passou acabou! :D

      Excluir
  5. Minha mãe insiste para que eu vá tirar a minha, mas sou medrosa demais! São muitas etapas e eu n sei se conseguiria, rs! Parabéns, moça!
    Abraços
    http://www.crisedosvinte.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que consegue moça! Se fosse assim não teria tanta gente dirigindo por ai! :P
      Tenta sim viu!

      Excluir
  6. Tirei a minha final de março, e nossa, foi exatamente assim. Todas as aulas era uma suadeira só HAHAHAHHAHAA
    Nas aulas eu achava baliza facilimo, mas agora com dois carros (e não com dois pauzinhos como é na aula), eu to sem coragem!
    E fiquei com crise de ansiedade pra dirigir depois de passar na prova. Eu pegava o carro e começava a chorar descontroladamente, parava no primeiro lugar possível e mandava o namorado dirigir HAHAHAHHA Agora to melhorando!

    Parabéns :)
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, pra mim baliza é um hooooooooooooorrrooooorr! Acho pior de tudo! Eu não via os pontos como o instrutor me passava, pra mim tava tudo torto e o que eu achava que tava reto não tava hahahaha! Tenho medo de pegar carro assim dos outros pra treinar, acho que vai ser pior ainda se eu tiver sozinha!

      Excluir
  7. Olá, Flavi!
    Estou ansiosa para conseguir logo minha carteira de motorista haha Fiz 19 anos e não paro de encher o saco dos meus pais pra isso haha Fico feliz que tenha dado tudo certo no seu e por ter feito amigos :D Parabéns! Só fiquei com medinho, são muitas etapas hahaha
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta tirar o mais rápido possível, acho que o tempo desanima a gente... Mas vá em frente, você consegue!!!

      Excluir
  8. CONSEGUI <3

    Tirar a habilitação já é muito gostoso, imagino quão gostoso desta forma. É libertador e uma super responsabilidade, mas, vale a pena <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, uma etapa da vida já vencida! Agora vou ver se consigo tentar tirar a de moto! :D

      Excluir
  9. nossa gente, que sucesso e que maravilhoso tirar carta sem custos.
    A minha cnh vai fazer 10 anos já? =O
    nem acredito haahahah
    parabéns linda, você merece

    Follow Cíntia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, você tirou ela bem novinha, eu demorei taaaaaaanto pra tirar a minha, aproveitei a oportunidade do sorteio, olha que sorte!

      Excluir
  10. Parabéns!

    Ainda não posso tirar carteira, mas confesso que não sou muito ansiosa para isso. Não sei, mas não consigo me enxergar dirigindo #estranha!

    De qualquer forma, adorei ler as suas experiências ❤️

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom, isso já ajudaria muito! Mas pense, é fundamental hoje em dia! Quem sabe futuramente você anime, né?

      Excluir
  11. Eu sou doida pra tirar a carteira, só nunca tive tempo, porque sempre tive que trabalhar e estudar. Meu irmão que é mais novo que eu já tirou a habilitação dele. Eu estou me programando pra tentar tirar, porque não sei se vou conseguir (rs) a minha no inicio do que vem!

    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta sim! Eu agarrei essa oportunidade, eu nem tinha taaanta vontade assim! Mas surgiu em ótima hora! Espero que você consiga também! :D

      Excluir
  12. Deve ser bem legal né hahaha ansiosa pra minha vez, quero aprender com 16!!

    ResponderExcluir
  13. Eeeeeu to doidinha pra tirar minha carteira logo...
    Esse ano eu consigo, mas nossa, quantas etapas.
    Mas vou conseguir, parabéns <3
    Um beijoo

    momentochaveirinho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tira sim, não desiste tá? Depois é um alívio e tanto!!!

      Excluir
  14. Gostei muito de ler teu post! Que emoções hein? Você tem sorte e por mais que tenha dificuldades em acreditar que você é capaz nunca se esqueça de que VOCÊ É! Com certeza deve ter sido incrível ter essa oportunidade. Pretendo tirar a carteira um dia, não sei quando vou ter dinheiro e momento pra isso. Também vou começar sem saber de muita coisa sobre carros e direção, mas pretendo estudar muito antes pra não começar sem ter noção, porque sei que vai ser algo que vou ter muitas dificuldades. Imagino o quanto sua ansiedade tenha lhe atrapalhado. Acho que os profissionais devam considerar o nervosismo durante todas essas avaliações e com todo mundo olhando deve ser muito chato, mas o negócio é focar no que você tem que fazer.
    Beijos

    Conheça o blog Juhlihipy!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita emoção! No fim deu tudo certo! Apesar do nervosismo a gente não pode deixar isso nos atrapalhar né? Eu achei que não iria dar certo, mas dei o meu melhor na hora e deu certo! Agora é tentar juntar uma graninha e tirar de moto também! :D

      Excluir
  15. Puxa, muito legal, parabééns! Demorei bons anos pra tirar minha habilitação, pois desisti varias vezes no meio do caminho (aliás, me arrependo disso)
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pode desistir moça! Tem que tentar até conseguir! \o/

      Excluir
  16. Flavi que legal você conseguir a habilitação, também sofro do mesmo mal, a ansiedade, sempre fico nervosa nessas situações tensas, principalmente quando estou sendo testada, mas você se saiu bem é o importa e parabéns guerreira.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito obrigada! Espero que você também consiga, vamos superar juntas! \o/

      Excluir

Fico muito feliz que você esteja aqui e queira me deixar um recadinho! Sempre respondo todos comentários, então, marque a opção "notificar-me" para ler a resposta caso use o campo de comentários do blogger!